Santa Sara em Santos

Santa Sara em Santos

Em 2006, as comunidades ciganas da Baixada Santista foram homenageadas com a criação de uma gruta na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, dedicada à sua santa protetora, Santa Sara Kali (ou Sarah Kachí Kali, em romani – kachí significa mulher e kali significa negra).

Na imagem abaixo, você pode ver a saída do andor com Santa Sara, da Igreja do Rosário.

Saída do andor com Santa Sara da Igreja do Rosário

Na história católica, Santa Sarah Kali foi natural da Etiópia, viveu no século I da era cristã. Ocorreu, em 21 de outubro de 2006, a inauguração da gruta de Santa Sara na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, erguida com a participação do grupo La Gitana e dos cinco grupos presentes em Santos, com a ajuda necessária por parte da Prefeitura Municipal, sendo o prefeito João Paulo Tavares Papa muito homenageado pelos ciganos.

A programação começou com missa festiva na Igreja de Nossa Senhora do Rosário às 12h00, quando ao toque de sinos a imagem que representa a Santa no estilo românico, que fica exposta na igreja, foi levada em um andor florido até um carro de bombeiros.

Foi escolhido um cigano que colocou a santa em sua gruta, seguindo-se uma festa onde todos os grupos executaram danças típicas e cantaram, acabando os festejos somente após as 2h00.

Ciganos em Santos

Há muitos ciganos em Santos. Estão presentes cinco grupos ciganos na Baixada Santista e principalmente em Santos, sendo os Kalderache, Kalon, Matchuáia, Lovári e Sinti os mais numerosos; já outros grupos étnicos são tradicionalmente nômades e – mantendo viva sua cultura e forma de viver, inclusive seus homens se dedicando a trabalhos efêmeros (bicos) e suas mulheres às práticas do oráculo – evitam o sedentarismo e associação com a população.

Veja  Como Fazer um Pedido à Santa Sara Kali?

O culto à Santa Sara Kali dentro de um templo cristão ficou restrito à França até 1998, quando – na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Santos (antiga Dos Pretos) – ganhou uma pequena imagem, que, em 2004, deu lugar a uma de maior porte (seguindo o estilo Românico da Idade Média).

Assim, passaram os ciganos a frequentar essa igreja, onde todo ano (no dia 24 de maio) ocorre missa festiva, com a presença de várias etnias ciganas de Santos, vestidas com suas roupas típicas.

Todo ano, a festa de Santa Sara Kali reúne ciganos em Santos. Em 2019, ocorreu a 13ª Festa de Santa Sara Kali, onde a programação foi da seguinte maneira:

15h30 – Abertura
15h30 – Canção do hino
16h – Apresentação de danças
18h30 – Missa na Igreja São João Batista. Local: Praça Guadalajara
19h – Procissão em louvor à Santa Sara Kali de volta para gruta. Local: Lagoa da Saudade
21h – Músicos ciganos
22h30 – Encerramento

Segundo a matriarca do Grupo Tsara Romai, Imar Lopes, a Cidade tem cerca de 2.500 ciganos, entre descendentes, simpatizantes e devotos de Santa Sarah Kali.

Nessas festas de Santa Sara Kali, sempre há shows, danças típicas, consulta a oráculo, venda de artigos ciganos e praça de alimentação.

Na opinião do diretor do Consulado Cigano no Brasil, Yam Lopes, a importância da festa está na celebração à padroeira dos ciganos.

Além disso, a festa atrai ciganos não só da Baixada Santista, como de todo o estado e de Minas Gerais. Na festa, também se faz uma missa em alguma igreja local e procissão com a imagem da Santa Sara até a gruta, na Lagoa da Saudade.

Veja  Ritual à Santa Sara Kali para o Dinheiro

No mesmo dia, também é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos.


Comentários

Um comentário a “Santa Sara em Santos”

  1. […] E essa luta se estendeu até o século 21, onde, há pouco tempo, o povo cigano conseguiu realizar conquistas em nome de Santa Sara, como a implementação do Dia Nacional do Cigano e a gruta de Santa Sara em Santos. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9