Santa Sara na Igreja Católica

Santa Sara na Igreja Católica

Santa Sara, também conhecida como Sara la Kali (“Sara, a Negra”), é a padroeira do povo Romani. Muitos à consideram uma santa da Igreja Católica, mas algumas fontes afirmam que ela não é uma santa na igreja católica e se enquadra na categoria de cristianismo popular.

Santa Sara faz sua primeira aparição no livro de Vincent Philippon, A Lenda de Saintes-Maries (1521), onde ela é retratada como “uma mulher caridosa que ajudava as pessoas coletando esmolas, o que levou à crença popular de que ela era uma cigana“.

Posteriormente, Sara foi adotada por Romani como sua santa. Ela já apareceu várias vezes na cultura popular. No romance A Bruxa de Portobello, de Paulo Coelho, Santa Sara é citada várias vezes.

A estátua de Santa Sara faz uma aparição no filme Latcho Drom (Viagem Segura) de Tony Gatlif, de 1993, onde é carregada para o mar e sua aterrissagem é reconstituída.

Em Korkoro, também um filme de Tony Gatlif, os Romani, frequentemente, oram a Santa Sara com intenso fervor. O santuário principal de Santa Sara Kali fica na Igreja de Saintes Maries de la Mer.

Veja, na imagem abaixo, o interior da Igreja de Saintes Maries de la Mer.

Interior da Igreja de Saintes Maries de la Mer

Czon, o artista sueco, fez um retrato de Sara La Kali, fora da igreja, em “Saintes Maries de la Mer. Além de ser um destino de praia de verão da classe trabalhadora com uma pitoresca igreja-fortaleza românica, Saintes-Maries-de-la-Mer é uma antiga cidade nos pântanos de Camargue, conhecida na França pelas celebrações das Santas Marias – Santa Maria Jacobé e Santa Maria Salomé – e Santa Sara, a santa dos católicos ciganos.

Veja  Banho de Santa Sara Kali Contra Todo o Mal e para Abrir Caminhos

No Brasil, há várias igrejas de Santa Sara, o que contradiz todos que afirmam que ela não é uma santa da Igreja Católica.

Uma dessas igrejas é a Igreja de Santa Sara Kali, localizada em Pouso Alegre – MG, 37550-000. Veja, na imagem abaixo, uma belíssima estátua de Santa Sara instalada nessa igreja.

Imagem de Santa Sara Kali na Igreja de Santa Sara Kali em Pouso Alegre

A Capela de Santa Sarah é outra igreja dedicada à Santa Sara Kali no Brasil. É uma igreja católica que fica localizada na Rua Celeste de Jesus Alves dos Santos, 786, no Jardim São Fernando, em Itanhaém – SP, 11740-000.

Cada detalhe da capela é um deleite para os olhos. Há muita história para contar nessa capela. É bem localizada e é um lugar maravilhoso e muito bem cuidado.

Se você quer sentir uma energia impar, vá à Capela de Santa Sarah, em Itanhaém. Você terá paz, harmonia e poderá refletir lá.

É uma capela impecável e de fácil acesso. A Capela de Santa Sarah e São Miguel Arcanjo é outra igreja brasileira dedicada à Santa Sara Kali, só que é uma igreja ortodoxa.

Localizada na Rua Alm. Tamandaré, 653, na Vila Menck, em Osasco – SP, 06273-090, é um local de paz e oração recomendado à todos.

É um local de fé muito bonito. A Capela de Santa Sara Kali, localizada na Rua Santa Fé – Sacramento, em São Gonçalo – RJ, é um lugar mágico e belo, sagrado e protegido, além de ser muito bem cuidado.

É considerada a primeira Igreja de Santa Sara na América Latina. Foi aberta em 25 de maio de 2017, no dia em que se comemora o dia de Santa Sara, com festividade e integrantes da comunidade cigana da região.

Devotos de Santa Sara na abertura da igreja em São Gonçalo, RJ

Como você pode ver, são muitas as igrejas dedicadas à Santa Sara e a Paróquia de Santa Bárbara e Santa Sara Kali, que fica na Estr. Cruz das Almas, 753, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro – RJ, 23520-311, também é uma delas.

Veja  Devoção Católica à Santa Sara Kali

É uma comunidade simples, mas repleta da presença de Deus.

A Festa de Santa Sara em Saintes-Maries-de-la-Mer

Na festa de Santa Sara, em Saintes-Maries-de-la-Mer, os devotos de Santa Sara realizam uma grande procissão da igreja até o mar, onde o barco à deriva onde estava Santa Sara chegou, com muitas orações e cantos alegres, como é próprio do povo cigano.

Depois, voltam em festa para a igreja e devolvem a imagem de Santa Sara à cripta, na parte subterrânea da Igreja de Saint Michel, onde fica depositada, juntamente com seus restos mortais.



Comentários

2 comentários a “Santa Sara na Igreja Católica”

  1. Avatar de Joselia Salles da Costa
    Joselia Salles da Costa

    No Rio de Janeiro onde fica uma igreja de Santa Sara Kali

    1. A Paróquia de Santa Bárbara e Santa Sara Kali fica na Estr. Cruz das Almas, 753, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro – RJ, 23520-311.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9