Biografia de Santa Sara

Biografia de Santa Sara

Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos) e as pessoas, de uma forma geral, fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela.

Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados. Santa Sara, também conhecida como Sara la Kali (“Sara, a Negra”), é nativa de Berenice Troglodytica, cujos ancestrais vieram da Costa do Malabar, por meio de relações comerciais indo-romanas, e se estabeleceram no Egito (província romana) e casaram-se com egípcios, e aparece na história como a empregada negra indo-egípcia de uma das Três Marias, geralmente, Maria Jacobé.

Embora a tradição das Três Marias chegando à França origine-se da alta Idade Média, aparecendo, por exemplo, na Lenda de Ouro do século 13, Santa Sara fez sua primeira aparição no livro de Vincent Philippon, A Lenda das Santas Marias (1521), onde ela é retratada como “uma mulher caridosa que ajudava as pessoas coletando esmolas, o que levou à crença popular de que ela era uma cigana”.

Posteriormente, Sara foi adotada pelo povo Romani como sua santa. Outro relato mostra Sara dando as boas-vindas às Três Marias na Gália.

Franz de Ville (1956) escreve:

Uma de nossas pessoas que recebeu a primeira revelação foi Sara, a Kali. Ela era de nascimento nobre e era a chefe de sua tribo nas margens do Ródano. Ela conhecia os segredos que lhe haviam sido transmitidos … Os Rom da época praticavam uma religião politeísta, e uma vez por ano carregavam nos ombros a estátua de Ishtari (Astarte) e iam ao mar para receber a bênção ali. Um dia, Sara teve visões que a informaram que os santos que estiveram presentes na morte de Jesus viriam e que ela deveria ajudá-los. Sara os viu chegar em um barco. O mar estava agitado e o barco ameaçava naufragar. Maria Salomé jogou seu manto sobre as ondas e, usando-o como uma jangada, Sara flutuou em direção aos santos e os ajudou a chegar à terra orando.

O dia da peregrinação em homenagem à Santa Sara é 24 de maio; sua estátua é carregada para o mar neste dia para reconstituir sua chegada à França.

Veja  Oração à Santa Sara Kali e ao Cigano Frederico para Fazer uma Súplica

Alguns autores, retomando temas do livro pseudo-histórico Holy Blood, Holy Grail, sugerem que Sara era filha de Jesus Cristo e Maria Madalena.

Essas idéias foram popularizadas por O Código Da Vinci, de Dan Brown; O Sonho de Ahavah, de Eron Manusov; e As Crônicas de Maeve, de Elizabeth Cunningham.

Essas especulações foram rejeitadas pelos habitantes locais.

Curiosidades Sobre Santa Sara

  • Em The Rozabal Line, o autor Ashwin Sanghi afirma que Sara-la-Kali se refere às três deusas hindus – Saraswati, Lakshmi e Kali – as deusas do Conhecimento, Riqueza e Poder – simbolizando a trindade do poder feminino.
  • No romance A Bruxa de Portobello, de Paulo Coelho, Santa Sara é citada várias vezes.
  • O thriller de 1970 de Alistair MacLean, Caravan to Vaccarès, se passa durante a peregrinação a Saintes-Maries-de-la-Mer.
  • Czon, o artista sueco, fez um retrato de Sara La Kali fora da igreja em “Saintes Maries de la Mer”, em 2018.
  • A estátua de Santa Sara faz uma aparição no filme Latcho Drom (Viagem Segura) de Tony Gatlif, de 1993, onde é carregada para o mar e sua aterrissagem é reconstituída.
  • Em Korkoro, também um filme de Tony Gatlif, os Romani frequentemente oram a Santa Sara com intenso fervor.

A História Mais Comum de Santa Sara

A história mais comum de Santa Sara e a mais contada, que pode ser considerada a sua biografia mais correta, é a que Santa Sara, padroeira do povo cigano, das mulheres que querem engravidar, do bom parto, dos exilados e dos desesperados, foi a servente de uma das três Marias que acompanharam Jesus Cristo na via dolorosa e permaneceram firmes ao lado dele até o momento de sua crucificação e morte.

A história conta que, por causa da perseguição contra os primeiros cristãos em Israel, Santa Sara, Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João), Maria Jacobina (irmã de Nossa Senhora), Maria Madalena, os irmãos Marta, Maria e Lazaro, e um cristão chamado Maximino, foram colocados num barco e este foi solto à deriva no mar mediterrâneo, sem remos e sem velas.

Foi aí que ocorreram as famosas promessa de Santa Sara. Ela e todos os que estavam no barco permaneceram o tempo todo em oração, pedindo à Deus o milagre de chegarem sãos e salvos numa terra segura para se viver e anunciar o Evangelho.

Veja  Novena à Santa Sara Para Fazer Pedidos

Santa Sara era uma das que mais pediam e rezavam e, ainda dentro do barco à deriva, prometeu também que, se chegassem a salvo, usaria um lenço sobre seus cabelos para o resto de sua vida.

Assim, Santa Sara cumpriu sua promessa, vivendo uma vida de pureza dedicada a Jesus Cristo. Os pés da imagem de Santa Sara na pequena cidade francesa estão sempre cheios de lenços.

Isso acontece, porque as mulheres que pedem a ela alguma graça e alcançam, prometem colocar um lenço aos seus pés, por causa do lenço que a própria Santa Sara usou.

Santa Sara é vista também como a mulher que ajudou Maria Santíssima na hora do nascimento de Jesus Cristo e, por isso as ciganas que não conseguiam ter filhos começaram a rezar para Santa Sara, com a promessa de voltar à cidade de Sante Maries de La Mer, para agradecerem.

Santa Sara foi canonizada em 1712.

A Biografia de Santa Sara Contada Pelo Canal História Secreta

Santa Sara é uma Santa Cigana que tem uma igreja milenar dedicada a ela na Camarque. No vídeo abaixo, Patrícia conta a historia que foi contada à ela no Sul da França por pesquisadores e por ciganas queridas que ela conheceu.

Os clãs ciganos tem versões diferentes da historia e, no vídeo abaixo, Patrícia conta a versão da Igreja e as versões que foram contadas à ela.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9