Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos). A principal imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
Fontes variam se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela.
Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados. Há um dia dedicado à Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos, e esse dia é 24 de maio.
Essa data foi um marco importante, porque foi a instituição do Dia Nacional do Cigano, em homenagem à sua padroeira Santa Sara Kali.
Desde 2006, celebra-se não somente o Dia de Santa Sara Kali, mas também o Dia Nacional do Cigano. Santa Sara Kali também é considerada a padroeira das grávidas e, por isso muitas mulheres são devotas dela.
Santa Sara conviveu com Jesus durante sua breve passagem no planeta Terra e dizem que ela era servente de uma das três Marias que acompanhavam Cristo em sua pregação.
A história de Santa Sara de Kali começa por volta de 48 d.C, quando Santa Sara, juntamente com as três Marias (Maria Salomé, Maria Madalena e Maria Jacobina), foram colocadas em um barco sem remo e sem qualquer mantimento e jogadas à deriva no mar para morrerem.
Elas passaram então a rezar consistentemente, pedindo a misericórdia divina e, milagrosamente, o barco atracou na França, em um local onde, hoje, é conhecido como Saint Maries de La Mer (Santas Marias do Mar).
A devoção dos ciganos, em sua maioria, é devido a fé das mulheres desse povo com essa Santa, pois Sara foi a responsável pelo auxílio à Maria Santíssima no momento do nascimento do menino Jesus.
Qualquer pessoa que se encontre em desespero e à beira de perder a fé e a esperança, pode depositar a sua confiança nas mãos de Santa Sara de Kali que ela ouvirá a sua dor e intercederá a seu favor.
Por isso, há tantas orações à Santa Sara, que é a única santa cigana no mundo, que acolhe e conduz para os melhores caminhos.
Santa Sara Kali, além de ser a santa protetora do povo cigano, é provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa. Seu culto está ligado ao culto das Madonas Negras e os festejos da santa, que ocorrem no dia 24 de maio, são com procissão e banhos no mar.
A imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado. Os devotos buscam a obtenção das graças nos olhos da santa, pois nos olhos de Santa Sara tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz.
E, assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer. Há muitas lendas sobre esta santa, que é forte, iluminada e ajuda os necessitados, dando paz, esperança e concedendo milagres.
História de Santa Sara Kali
No vídeo abaixo, do canal Universo da Mulher Com Anita Castro, você poderá conhecer a história de Santa Sara Kali.
Uma Santa de Pele Negra
O apelido ou sobrenome atribuído a Santa Sara é Kali. A palavra kali quer dizer “negra” em hebraico. Por isso, nas imagens, Santa Sara é representada como uma mulher de pele negra ou mulata, trazendo sobre a cabeça o seu famoso lenço, símbolo de sua pureza e consagração a Deus.
A Gruta de Santa Sara Kali
A Gruta de Santa Sara Kali é a primeira do país em homenagem à padroeira da comunidade cigana, local onde são apresentados grupos de diferentes clãs.
Deixe um comentário