Santa Sara Kali e Saintes-Maries-de-la-Mer

Santa Sara Kali e Saintes-Maries-de-la-Mer

Saintes-Maries-de-la-Mer é onde acontece a maior festa do mundo em homenagem à Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos.

Em Saintes-Maries-de-la-Mer é onde também fica a Igreja de Saint Michel, que guarda a imagem de Santa Sara Kali e onde foram depositados seus ossos.

Saintes-Maries-de-la-Mer é uma cidade muito antiga, que quase parece um presépio, mencionada em um documento do século IV como Sainte Marie de la Ratis.

Seu nome mudou para Sainte Marie de la Barque na época dos romanos e passou a se chamar Saintes-Maries-de-la-Mer à partir do século XII, em homenagem à Sara e às três Marias (Maria Jacobé, Maria Salomé e Maria, mãe de Jesus) que estavam em um barco sem remos que aportou lá após a crucificação de Jesus.

A festa em homenagem à Santa Sara em Saintes-Maries-de-la-Mer acontece nos dias 24 e 25 de junho, outubro e dezembro, ocasião em que a cidade recebe ciganos católicos do mundo inteiro por uma semana – entre 25.000 e 40.000 pessoas.

Saintes-Maries-de-la-Mer é uma cidadezinha simpática, mas com uma história bem interessante, e que deve ser visitada por todos aqueles que tem interesse na cultura cigana e é curioso com relação à história de Santa Sara.

A igreja local também carrega muita energia e muita história, desde sua cripta destinada à Santa Sara até seu topo, onde tem uma bela vista da cidade e uma capela com as relíquias das Marias.

Dentro da igreja, nas vitrines, tem uma coroa de diamante cedida à Santa Sara por uma família de brasileiros. A igreja de Saintes-Maries é um monumento imponente que pode ser visto à distância, e foi construída para desempenhar a dupla função de fortaleza de proteção contra os piratas e local de recolhimento espiritual.

Veja  Qual vela acender para Santa Sara Kali?

Sob o altar, encontra-se uma gruta onde fica a imagem de Santa Sara, e como a igreja servia de proteção à população em situações de perigo, também é possível ver um poço de água doce em seu interior.

As ruas estreitas à volta da igreja fortificada testemunham a antiguidade das origens da aldeia, que aparece nos escritos pela primeira vez no século IV depois de Cristo.

Ao visitar Saintes-Maries-de-la-Mer, além de visitar a igreja e participar das festividades ciganas dedicadas à Santa Sara Kali, é possível fazer passeios a cavalo, charretes, caminhar por entre as belas e pequenas ruas, relaxar um pouco na praia ou aproveitar para conhecer um pouco os belos arredores da Provence – a bela medieval cidade construída pelo Rei Louis IX para a realização de suas Cruzadas, repleta de ateliês e galerias de arte da Camargue.

Saintes-Maries-de-la-Mer é uma cidade muito importante para o povo cigano que vive na região, ideal para o seu modo de vida, feito de liberdade sem compromissos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9