Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida

Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida

Devido a grande semelhança entre Nossa Senhora Aparecida e Santa Sara de Kali, os ciganos também adoram Nossa Senhora Aparecida como a sua padroeira no Brasil.

Isso, desde que Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930, pelo papa Pio XI.

Muitos que tem a imagem de Santa Sara e a cultuam, também tem a imagem de Nossa Senhora Aparecida e são igualmente devotos(as) dela.

É comum, também, quem não consegue obter uma imagem de Santa Sara, adquirir uma de Nossa Senhora Aparecida e cultuar as duas através de uma.

Outro ponto onde Nossa Senhora Aparecida cruza com a cultura cigana é em relação ao seu dia, 12 de outubro, data em que também ocorre a comemoração dos gadjés.

Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida são as santas negras mais cultuadas no Brasil e no mundo. Ambas são da Igreja Católica.

Com milhões de devotos pelo Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma das santas mais cultuadas em nosso país.

A sua imagem retrata a Mãe de Jesus Cristo como uma santa negra. Já Santa Sara Kali é considerada oficialmente a padroeira do povo cigano e a protetora dos bons partos.

A estátua de Santa Sara Kali é escura, porque “Kali” significa “negra”, em indiano, e supõe-se que Sara foi uma mulher indiana ou egípcia que tinha a pele realmente escura.

O santuário de Santa Sara fica no sul da França, em Saint Marie de La Mer, onde estão depositados seus restos mortais e onde ela realizou o seu maior milagre, e existem muitas versões dessa história.

O dia de Santa Sara Kali é celebrado no dia 24 de maio. Outra relação existente entre Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida é que ambas conviveram com Jesus.

Veja  Simpatias para Santa Sara Kali

Uma tradição cristã bastante antiga identifica Santa Sara como a servente de uma das três Marias que acompanharam Jesus Cristo na via dolorosa e permaneceram firmes ao lado dele até o momento de sua crucificação e morte.

A tradição diz que, por causa da perseguição contra os primeiros cristãos em Israel, Santa Sara, Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João), Maria Jacobina (irmã de Nossa Senhora), Maria Madalena, os irmãos Marta, Maria e Lazaro, e um cristão chamado Maximino, foram colocados num barco e este foi solto à deriva no mar mediterrâneo, sem remos e sem velas.

Foi nesse momento que a promessa de Santa Sara foi feita… Santa Sara e todos os que estavam no barco permaneceram o tempo todo em oração, pedindo a Deus o milagre de chegarem sãos e salvos numa terra segura para se viver e anunciar o Evangelho.

Santa Sara era uma das que mais pediam e rezavam e, como um milagre, a pequena embarcação chegou à cidade francesa que, hoje, se chama Saint Maries de La Mer (Santas Marias do Mar) em homenagem às santas mulheres que ali chegaram conduzidas pela providência divina.

Ainda dentro do barco à deriva, Santa Sara prometeu que, se chegassem a salvo, usaria um lenço sobre seus cabelos para o resto de sua vida.

Assim, Santa Sara cumpriu sua promessa, vivendo uma vida de pureza dedicada à Jesus Cristo. Os pés da imagem de Santa Sara na pequena cidade francesa estão sempre cheios de lenços.

Isso acontece, porque as mulheres que pedem a ela alguma graça e alcançam, prometem colocar um lenço aos seus pés, por causa do lenço que a própria Santa Sara usou.

Veja  Oração à Santa Sara Para Jogar o Baralho Cigano

Outro momento em que a existência de Santa Sara cruza com a existência de Nossa Senhora Aparecida é quando lembramos da atuação de Santa Sara como parteira, sendo a mulher que ajudou Maria Santíssima na hora do nascimento de Jesus Cristo.

Por causa desse fato, as ciganas que não conseguiam ter filhos começaram a rezar para Santa Sara, com a promessa de voltar à cidade de Saint Maries de La Mer, para agradecerem.


Comentários

Um comentário a “Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida”

  1. […] Os ciganos consideram ambas a sua padroeira, mas são santas diferentes. A história das duas se cruzam várias vezes, como você pode ver no artigo Santa Sara e Nossa Senhora Aparecida. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9