O Pão da Virgem Negra é um pão cigano feito para as slavas de Santa Sara Kali, a santa padroeira do povo cigano. Para os ciganos, o pão é um alimento sagrado e este, em particular, não deve ser cortado com a faca, mas repartido com as mãos entre todos os presentes, e consumido em silêncio, juntamente com o vinho, enquanto cada um faz seus próprios pedidos de graças.
A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas.
É símbolo da vida, da harmonia e da amizade. É bem fácil de fazer e leva em torno de 50 minutos para ficar pronto.
Ingredientes:
- 150 ml de leite
- 250 g trigo integral
- 100 g de açúcar mascavo
- 1 colher de sobremesa de sal
- 2 colheres de fermento em pó
- 2 gemas para pincelar
- 1 xícara de café de açúcar refinado (para polvilhar sobre a gema)
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa vasilha e trabalhe a massa com as mãos, sem sovar. Reparta a massa em treze partes e coloque-as em uma assadeira untada e polvilhada de farinha de trigo.
Leve para assar em forno pré-aquecido, por 35 minutos, pelo menos.
Curiosidade:
O Pão da Virgem Negra, ou Pão da Virgem Sara, é consumido durante as slavas e um maior é colocado sobre a mesa para ser dividido por todos.
No manrô (pão) redondo, que é furado no meio, os ciganos colocam um punhado de sal junto com uma vela. Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru para chamar saúde e prosperidade e, ao término do almoço, ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa junto com essas palavras de bênção:
Thie avês thiailô lon, manrô tai sunakai!
(Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com o ouro!)Optchá Santa Sara Kali!!!
Deixe um comentário