Pão Cigano de Batata Recheado

Pão Cigano de Batata Recheado

O pão cigano de batata recheado é feito de batata, trigo e cresce muuuiiito. Você precisará reservar um pouco de tempo para fazê-lo, mas vale muito à pena, porque fica fofo e delicioso com praticamente qualquer recheio.

Coma feito na hora e aproveite as dicas no final da receita.

Ingredientes:

  • 200 gramas de batata (ou 2 batatas grandes)
  • 3 tabletes de fermento biológico fresco (ou 2 envelopes de fermento biológico seco)
  • 1/2 copo de leite morno
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 ovo inteiro e 1 gema
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) bem cheia de creme de leite
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 400 gramas de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas e descasque-as depois de cozidas. Passe-as pelo espremedor enquanto ainda estiverem quentes e reserve.

Enquanto isso, à parte, dissolva o fermento biológico no leite morno e reserve. Acrescente a manteiga às batatas espremidas e misture para que derreta.

Bata ligeiramente o ovo inteiro e a gema e junte às batatas com o sal, o fermento bem dissolvido no leite, o creme de leite, o açúcar e misture.

Agora, acrescente a farinha de trigo (se necessário, acrescente até a massa soltar das mãos) e sove bem a massa.

Obs.: Essa massa é fofa e leve, então não coloque farinha demais.

Enfarinhe uma superfície lisa, limpa e seca (como uma bancada de granito, por exemplo) e abra a massa com um rolo.

Corte em círculos, com um cortador, recheie cada pãozinho com o recheio de sua preferência e feche a massa formando uma bola.

Se preferir, em vez de abrir a massa toda com um rolo, faça bolinhas (de tamanhos iguais), abra cada uma em sua mão, recheie e feche.

Sugestão de Recheio: Mussarela fatiada e peito de peru fatiado (pode fazer alguns mistos e outros só de queijo). Basta colocar as fatias uma em cima da outra, cortar ao meio e fazer rolinhos.

Veja  Filé de Frango Dourado Cigano e Salada de Pepino Cigana

Coloque em uma forma untada e enfarinhada e deixe crescer por meia hora em um local sem corrente de ar. Ligue o forno em temperatura média antes de terminar o tempo de crescimento da massa.

Pincele os pãezinhos com 01 gema e um pouco de água e leve-os ao forno por aproximadamente 25 minutos, ou até que estejam bem dourados.

Obs.: Fica mais gostoso se servido quente. A quantidade de pãezinhos vai depender do tamanho que você os fizer ou do recheio que você colocar.

Dicas:

  • As claras (das duas gemas usadas na receita) podem ser congeladas para serem utilizadas em outra receita depois. Você pode ir anotando no potinho quantas claras tem, ou pode pesar as claras quando quiser usá-las (cada clara tem entre 30g e 35g). Para utilizá-las, basta tirá-las do congelador até que cheguem à temperatura ambiente. Você pode acrescentar novas claras ao potinho no congelador, mas ATENÇÃO: depois de descongelar as claras, não poderá congelá-las novamente. Pudim de claras, ovos nevados, bolo branco (ou bolo de claras) são algumas receitas nas quais podemos utilizar as claras guardadas.
  • Os recheios podem variar infinitamente. A receita original é com pedaços de queijo, mas você pode colocar creme de queijo com presunto; frango desfiado; linguiças; calabresa com queijo, azeitonas, cebolas e orégano (fica com ar de pizza portuguesa). Também pode fazê-lo sem recheio e comê-lo bem quentinho com manteiga ou requeijão. Enfim, você pode colocar o recheio que você mais gostar. Apenas evite ingredientes que soltem muito líquido (como tomates frescos, por exemplo).
  • Se você quiser fazer mais de um sabor, você pode colocar alguma marca nos pãezinhos para saber qual é qual. Por exemplo, nos pães recheados com queijo pode-se pôr um pouco de queijo ralado por cima, e nos de presunto e queijo pode-se colocar um pouco de orégano.
Veja  Chá Cigano com Frutas e Geléia

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9