Originária da culinária dos ciganos kalderash, a sopa de pêra é uma receita passada de mãe para filha e é uma receita natalina, comumente servida antes da ceia de Natal entre o povo cigano.
É um prato que sempre faz sucesso e a pêra, ingrediente principal da sopa, acalenta, acalma e é uma das melhores frutas para as grávidas.
A sopa de pêra cigana fica ótima para entradas, depois pode servir um belo assado no estilo Rhom. Só pelos ingredientes, você verá como essa sopa é única e o modo de preparo não é nada difícil.
Ingredientes:
- 4 pêras
- 1 abóbora média e docinha
- 1 cebola ralada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1/2 colher (café) de noz moscada em pó
- 1/2 colher (café) de gengibre em pó
- 1/2 colher (café) de canela em pó
- 1 xícara (chá) de caldo de legumes
- 1 dente de alho bem amassado
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher (sopa) de curry
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 a 2 colheres (sopa) de gengibre cristalizado e salgado
- Vinho Xerez
- Biscoitinhos de queijo parmesão ou torrada forte
Modo de Preparo:
Separe as fibras internas das peras e da abóbora e leve para cozinhar com um pouquinho de sal por 15 minutos. Enquanto isso, coloque a cebola para dourar com a manteiga em fogo baixo.
Acrescente o açúcar mascavo, a noz moscada em pó, o gengibre em pó e a canela em pó e refogue por 5 minutos. Coloque o caldo de legumes, o dente de alho, a pitada de sal e o curry.
Depois de cozidas, bata a pêra e a abóbora no liquidificador com o leite até formar uma massa bem lisa, e acrescente ao refogado com o caldo de legumes.
Quando abrir fervura, desligue, verifique o sal e acrescente o gengibre cristalizado e salgado. Tampe a panela e prepare os pratos.
No fundo de cada prato, coloque uma colher (sopa) de vinho xerez, cubra com a sopa e deixe de guarnição os biscoitinhos de queijo parmesão ou torrada forte.
Deixe um comentário