O Pastelzinho de Belém Cigano é um doce típico de Belém/Portugal, mas que vem da culinária cigana portuguesa. Seu preparo é dividido em 3 partes: massa, creme e montagem.
Não é um doce fácil de fazer e você levará mais de um dia para fazê-lo, pois a massa precisa de muito descanso. Mas é um doce gostoso e que desperta a curiosidade naqueles que ainda não conhecem.
Ele pode ser feito como sobremesa, para festas e como oferenda ao povo cigano espiritual. Também cai bem como um agrado ou presente para uma pessoa querida.
Ingredientes:
Massa:
- 1 e 1/2 copo de farinha de trigo
- 1 xícara de água
- 1 pitada de sal
- 200g de margarina
- Forminhas tipo empada
Creme:
- 1 litro de leite
- 3 gemas
- 1 lata de leite condensado
- 6 xícaras de açúcar
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de Preparo:
Massa:
Coloque todos os ingredientes numa batedeira e bata bem, até conseguir uma massa macia, que não grude nas mãos.
Abra a massa com um rolo, numa mesa enfarinhada. Passe margarina por toda a superfície. Dobre como se fosse papel de carta (em 3 vezes), repita esta operação mais duas vezes.
Deixe descansar por mais 30 minutos. Abra a massa, mas não passe a margarina. Dobre as duas pontas até o meio e dobre novamente até o meio.
Repita esta operação mais uma vez e deixe descansar por mais 30 minutos. Repita este processo mais duas vezes. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira, deixando descansar por 12 horas.
Creme:
Leve o leite junto com o açúcar ao fogo. Retire um pouco desse leite (frio) para dissolver o amido de milho, as gemas e o leite condensado.
Assim que o leite ferver, misture todos os ingredientes e deixe cozinhar, misturando sempre. Reserve.
Montagem:
Abra a massa com um rolo até conseguir uma espessura bem fina. Junte todas as forminhas e coloque a massa aberta sobre elas.
Deixa descansar por 30 minutos. Corte com um rolo. Com uma bola de massa, aperte cada forminha para tomar o formato da mesma.
Coloque o creme com o auxílio do saco de confeitar e leve ao forno para assar até corar.
Deixe um comentário