Negrita é um doce cigano de inverno, ou seja, preparado na maioria das vezes em dias frios e é um doce de tacho de lamber os beiços.
É um doce muito antigo que pode ser feito com menta ou hortelã ou avelã. É fácil de fazer e em uma hora está pronto para ser devorado.
Se enrolado e passado no chocolate em pó ou em lascas finas de chocolate amargo, vira um doce de festa memorável.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de água quente
- 2 xícaras (chá) de leite em pó (sem açúcar)
- 1 ½ de açúcar cristal – ou açúcar de baunilha ou açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de manteiga c/ sal (ajuda a equilibrar o doce)
- 3 colheres (sopa) de menta ou hortelã, picadas finamente ou 200 gramas de avelãs inteiras (caso coloque o hortelã, retire o avelã ou vice versa)
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 xícara (chá) de lascas de chocolate amargo – pode ser ralado no ralador grosso
- 1 colher (sopa) de pó de café extra forte
Modo de Preparo:
Bata a água quente, o leite em pó, o açúcar e a manteiga no liquidificador ou batedeira até que chegue a consistência firme e guarde na geladeira com filme plástico por pelo menos 30 minutos antes de prosseguir com a receita.
Passado esse tempo, leve um tacho para o fogo e coloque a mistura que está na geladeira e o pó de café misturado com o chocolate em pó e mexa até que tudo esteja uniforme.
Quando levantar a segunda fervura, acrescente as lascas de chocolate amargo, a menta ou hortelã ou avelã, misture e engrosse.
Desligue o fogo e coloque numa travessa para esfriar. Pode ser comido como doce de colher ou você pode enrolar bolinhas, passar no chocolate em pó ou em lascas finas de chocolate amargo e deixar como abaixo:
Deixe um comentário