O Significado das Frutas para o Povo Cigano

O Significado das Frutas para o Povo Cigano

As frutas têm a capacidade de absorver as energias negativas e atrair as energias positivas, e possuem grandes significados para o povo cigano, por isso estão sempre presentes nos rituais, simpatias e oferendas ciganas.

Os ciganos são um povo que come muitas frutas, pois elas fazem parte da cultura e modo de vida ciganos. Elas são muito poderosas e usadas por este povo desde a antiguidade para bençãos e realizações específicas.

Algumas frutas são utilizadas para meses específicos, outras para fins-de-semana. Existem até frutas que são usadas para o réveillon, promovendo um ano de muita paz e tranquilidade.

As frutas estão presentes ainda nas festas e rituais ciganos, e também são usadas em chás, banhos e em encantamentos para atrair positividade, sorte, prosperidade, sucesso nos negócios, amor, boa saúde e muito mais.

Mas, atenção: A cultura destes povos diz que as frutas ciganas nunca podem ser ingeridas até a gula. Quando cometemos a gula com frutas, o efeito benéfico destas sobre a nossa vida é automaticamente anulado.

Então, seja sempre moderado com as frutas, dando-lhes o espaço certo para agirem sobre nós.

MAÇÃ: ela aparece em todos os rituais ciganos e é usada como base de perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão.

Mais: casamentos sem maçãs significam que o amor não durará para sempre. Também simboliza o amor de uma mulher e a mulher, o sexo feminino, portanto sempre que oferecer maçã, ofereça também a pera.

A maçã é amplamente utilizada em rituais ciganos e da umbanda, além disso, eleva os sentidos de sensualidade, uma vez que é a fruta do amor de da paixão.

Deve estar presente no nosso dia a dia para que nossa vida amorosa esteja sempre sintonizada com o universo. Concede ainda conhecimento espiritual, sabedoria e intelecto.

É calmante e eficaz no tratamento de anemia, brônquios, insuficiência hepática. Elas servem para dar longevidade ao corpo e acalmam o nervoso do estômago.

Alimentam e não contêm nenhum tipo de restrição. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.

A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.

A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e serve de diurético. Quando aquecida, ajuda a manter a temperatura interna do corpo.

Uma curiosidade sobre a maçã: quando a cortamos para encantamentos/simpatias, o sentido do corte é de extrema importância para o resultado: horizontal, para prosperidade; vertical, para sentimentos.


PÊRAS: são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte.

Por isso, a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta que lembra o ouro.

Representa também o homem, portanto, sempre que oferecer uma pera, ofereça também a maçã. Ela é associada ao útero, ativa a criatividade e também está relacionada à energia sexual.

Sendo assim ela é capaz de ajudar na gravidez, pois seu formato lembra o corpo de uma mulher. Acalma o bebe e evita cólicas.

Como contém muitas fibras, a pêra é boa contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e da bexiga. Mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.


MELANCIA: muito presente na decoração das festas, significa prosperidade e fartura (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior).

Essa fruta possui 90% de líquidos que ajudam no equilíbrio do corpo e fazem muito bem a bexiga, ajudando a combater deficiências ligadas a ela.

Os caroços da fruta, se batidos no liquidificador com a poupa e tiverem uso contínuo, é um excelente remédio para a próstata.

A melancia sacia a sede que não passa e ajuda no combate da anemia.


MORANGO: mais uma fruta vermelha empregada em poções de amor. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para conquistar o ser amado e combater a anemia.

É utilizada também para curar desilusões amorosas e rompimentos, em chás e poções. Chá de morango é uma boa pedida para corações partidos, pois combate a tristeza e reforça as defesas do organismo. 

Representa o coração e a felicidade e ativa a energia sexual.


ABACATES: os ciganos não têm dúvida em adaptar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México.

Aprenderam a muito que o caroço torrado combate a diarréia e as folhas limpam os rins e a bexiga. É um alimento rico, principalmente em saladas e acompanhados de carnes.

Combate o colesterol ruim, pois limpa as artérias do corpo. Sua gordura é sadia e lúbrica o intestino. Costumam usá-lo com limão, reforçando a limpeza do fígado.

Para o uso externo, rala-se o caroço do abacate e coloca-se dentro de um vidro com álcool. Depois de 24 horas, aplica-se o emplasto na garganta, para combater dores e inflamações.


UVAS: se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas bem doces, saiba que ele quer se aproximar de você e ser seu amigo – ou talvez algo mais do que isso.

Para eles, uvas e amizade andam sempre junto. Se você está triste e sem amigos, experimente chupar uvas. Como em outras culturas, elas também são sinônimo de prosperidade e amizade verdadeira.

Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no réveillon – uma para cada mês – é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal.

Usa-se muita uva seca nos pratos doces e salgados. A uva faz bem ao sangue, dá longevidade, reforça o corpo e ajuda no combate a infecções e inflamações.

Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa. Ela ativa os rins e aumenta a urina. Limpa o fígado por excessos alimentares. O vinho tinto entra por aí.

A uva também é responsável pela vibração do espirito e não é à toa que o vinho é a bebida preferida de Dionísio e Baco, deuses da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro.

Veja  Refogado de Legumes e Frutas Cigano

A doçura extrema das uvas é propícia para quem precisa de energia para os afazeres do cotidiano. Confira o simbolismo e o poder de cada tipo de uva:

  • Uva verde: simboliza a saúde.
  • Uva rubi: atrai a prosperidade para a nossa vida.
  • Uva passa ou ameixa: representa o progresso.

De forma geral, representa o poder da consciência. O seu chá é indicado para fertilidade e costuma ser ingerida pela mulher em rituais.

Está ainda relacionada ao sêmen masculino.


FIGO: outro estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória.

Está ligado à elevação espiritual, ao amor universal e à transcendência. É eficaz no tratamento de bronquite, escarlatina e problemas de uretra (podendo ser ministrado até para animais).

Evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos. A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e à noite ao deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais.

O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo.

O leite do figo é amargo e serve como veneno para os olhos.


ROMÃ: uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade.

Também representa a espiritualidade e é considerada um poderoso hidratante e antioxidante. Sempre foi tida como exótica devido o seu interior.

A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar seis sementes da fruta todo 6 de janeiro, Dia de Reis.

A ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama e de próstata.


DAMASCO: é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual.

Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes, para envolver o casal apaixonado com o seu perfume.

Possui efeitos muito similares ao da castanha. Geleias com esta fruta são muito poderosas. O damasco é o exótico recheio escolhido por noivos para que seus convidados e familiares sejam seduzidos aos encantos deste momento, tal como nas Mil e Uma Noites, lembrando sabor e prazer.

A fruta contem poucas calorias, não contem gordura e é altamente nutritiva. 


AMORAS E FRAMBOESAS: pela cor, significam paixões arrebatadoras. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto.

Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em poções afrodisíacas. A amora é uma das frutas do amor.

Qualquer paixão pode ser conseguida mediante esta frutinha deliciosa. Um fogo ardente surge apenas quando a ingerimos perto da pessoa amada.

A ingestão de amoras permite um alívio quase imediato da diarreia. Utilizam-se as folhas, os rebentos e as raízes das amoreiras como tratamento da diarreia e da disenteria e como circulatório periférico.

O suco ou o chá aumenta a urina e ajuda a combater o inchaço das pernas. A amora é uma das frutas que mais bem fazem ao nosso sistema nervoso, pois melhora o funcionamento do nosso cérebro.

Comer amoras ajuda na conservação do equilíbrio, da memória e da coordenação motora das pessoas mais idosas.

O sumo da amora também é particularmente aconselhado a quem sofre de dores de garganta, de rouquidão, de uma inflamação das cordas vocais, das gengivas, de aftas ou de uma amigdalite.

Neste caso, para que o efeito seja perfeito, o melhor é mesmo tomar o sumo de amora quente com um pouco de mel.

A framboesa é usada no tratamento de inflamações das gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorroidas e qualquer doença com febre.

São nutritivas, estabilizantes do calor corpóreo e excelentes fontes de açúcar sadio e natural.


CEREJA: é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Em poções e banhos, tem a função de atrair um parceiro.

Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes. A cereja faz parte do grupo das frutas do amor, entretanto, o seu poder é mais direcionado para o amor duradouro e divino.

Em festas de casamento ou quando estamos com o nosso marido, a cereja é muito importante para que a relação nunca esfrie.

A cereja é depurativa, alcalinizante e remineralizante do sangue. É famosa por sua qualidade de neutralizar os ácidos do organismo.

O decocto da cereja (amassa-se juntamente com o caroço e cozinha-se), do qual se bebem várias xícaras por dia, elimina as pedras da bexiga e dos rins.

Por suas propriedades diuréticas, este suco ou azeite é recomendado contra as afecções das vias urinárias e na hidropisia.

A cereja, especialmente a preta, por ser mais rica em ferro, é muito recomendada contra a anemia. O suco de cereja fresca, que se obtém espremendo certa quantidade desta fruta, é bom refrescante nas afecções febris.

Como remédio contra os cálculos, aconselha-se comer seis caroços por dia, três de manhã e três á noite. Melhora o funcionamento dos rins.

Age também beneficamente na gota.


MELÃO: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra.

É usada na magia cigana para garantir a união da família. Também simboliza o sol e a energia vital. É símbolo do renascimento, representa força física e deve ser sempre ingerido sozinho.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. Ao comê-lo acompanhado de carnes, ele ajuda na digestão das gorduras.

É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres.

Seu suco regular elimina a fome e combate a insônia.


AMÊNDOAS: a amêndoa é uma das frutas ciganas mais potentes, pois nos ajuda a conseguir mais dinheiro. No ano-novo, são colocadas na carteira para atrai-lo e, ingeridas ou guardadas na roupa, o seu efeito pode ser observado rapidamente.

Veja  As Fitas Ciganas e Suas Atribuições

Nos casamentos trazem sorte. Entretanto, são alimentos quentes e ricos em proteína. Garantem aquecimento ao corpo e sustentabilidade de energia.

Não dão sobrecarga aos rins e ajudam a manter a vitalidade de pensamento. O selênio é aproveitado no organismo de forma pura e as energias são renovadas.


CASTANHAS: as castanhas são consideradas frutas secas e um poderoso revigorante sexual. Se suas noites sob os lençóis estão fracas e sem muita alegria, experimente comê-las ou deixá-las debaixo do colchão.

A castanha é muito potente e útil para homens e mulheres. Nos casamentos trazem sorte. Entretanto, são alimentos quentes e ricos em proteína.

Garantem aquecimento ao corpo e sustentabilidade de energia. Não dão sobre carga aos rins e ajudam a manter a vitalidade de pensamento.

O selênio é aproveitado no organismo de forma pura e as energias são renovadas.


LARANJA: Afasta as energias negativas e faz o espírito se sentir aconchegado. É fruta ligada ao lar, ao lugar em que nos sentimos protegidos e abrigados.

Serve para dar sensação de conforto e serenidade para sua família e para o ambiente. Ativa o raciocínio, é revigorante e eficaz no tratamento de sinusite, laringite, faringite e dores de cabeça.


MANGA: simboliza a sexualidade e o amor incondicional.


PÊSSEGO: representa o equilíbrio e é responsável pelo amadurecimento do espírito. Também é ativador de memórias, uma vez que seu perfume característico é capaz de ativar nosso sentido nostálgico.


BANANA: A banana faz o espírito se sentir mais alegre e amigável. É ótima para ser compartilhada em um grupo maior, uma confraternização.

Consolida laços de respeito e confiança. Representa o falo e o poder masculino. É usada em simpatias e feitiços de amor pelos homens.

Auxilia na recuperação de energia masculina. Ativa a firmeza e a energia. É eficaz para tratamento de obesidade, renal e enxaqueca.


ABACAXI: Cuida da jovialidade do espirito, uma vez que está relacionado com o sol, a realeza e o poder. Sua carga forte de sabores ácidos é a escolha certa para quem está procurando aventuras, ou simplesmente elevar sua autoestima e coragem.

Energético e refrescante. Ativa a confiança e autoconfiança.


MAMÃO: Fruta da generosidade. É a fruta perfeita para ser repartida. Ideal para ser compartilhada com algum parente ou pessoa querida que entram em sua casa.

Representa o útero, desperta a sensibilidade masculina e é regulador do intestino.


AMEIXA: Representa o seio feminino: amor materno, poder feminino, doador da vida. Expressa as qualidades maternais.

Pratos em ameixa são oferecidos às parturientes. A semente representa o desapego ao lado material. É eficaz contra o reumatismo e controle de vias respiratórias.


CAQUI: É um afrodisíaco para homens. A umidade da polpa da fruta está ligada ao suco vaginal. É eficaz no tratamento de hepatite e tuberculose.


COCO: Atrai paz e saúde (pela cor branca da polpa e verde da casca). É calmante.


LIMÃO: Pela sua forma circular e a cor verde estão ligados à saúde. É purificador e neutralizador, além de ser eficaz contra todas as doenças.


MARACUJÁ: Atua no sistema nervoso, traz clareza de raciocínio e trata da insônia.


FIGO DA ÍNDIA: Muitas vezes chamado de cactus, ele serve para combater a asma e outras afecções da vias respiratórias, come-se assado ao forno.

O suco aproveita-se para fazer um bom xarope contra a tosse. Pelam-se alguns figos com a faca e garfo, tendo o cuidado de evitar os minúsculos espinhos que revestem a casca e cortam-se em rodelas.

Depois, colocam-se numa vasilha e cobrem-se com açúcar, deixando repousar durante à noite. Pela manhã, coa-se para afastar as sementes, e toma-se as colheradas durante o dia.

É laxante e combate vermes. As compotas doces são divinas e já comercializadas no mundo todo.

Encantamentos com Frutas

Uma questão a se ter atenção é que sempre que preparamos encantamentos, devemos respeito à Natureza que nos proporcionou esses frutos e aos próprios.

Então, sempre converse com a fruta, explicando para ela que será parte de uma transformação (transformação do mana – liberação de energia) e deixe clara sua gratidão.

Outra coisa é em relação com a dispensa das frutas já usadas: sempre as deixe na Natureza, perto de árvores, em rios ou enterre-as.

Durante a execução de um encantamento, é sempre recomendável que se morda ou coma um pedaço da fruta (ou frutas) usada e também que a passe embaixo da língua, pois lá se encontra um ponto de energia.

Não podemos esquecer que somos parte do mesmo Organismo e devemos respeitá-lo e preservá-lo. Manter o nosso meio em equilíbrio é um grande trabalho mago!

Conclusão

Todo povo nômade se aproveita do que a natureza pode oferecer e de forma sábia. São eles, em essência, que estimulam as pesquisas e estudos químicos para novas medicações, usando recursos naturais e saudáveis.

Mais uma dica para comermos bem. Povos pobres não têm tanta sorte, entretanto a natureza se preocupa em dar condições de alimento, o homem é que as destrói, alterando os sistemas naturais, interferindo no meio ambiente e destruindo reservas, modificando o rumo natural e saudável das coisas.

Quando não se tem assistência médica, usa-se o conhecimento popular, muitas vezes desprezado, outras elogiado.

Se não fossem os povos nômades, dentre eles os ciganos, muitas receitas não seriam usadas, pratos seriam desconhecidos e muito da saúde popular no mundo não teria sido levada de um continente ao outro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9