Os folheados de framboesa ciganos são uma receita típica cigana feita com massa folheada e creme de pasteleiro. É uma receita doce fácil de fazer e o creme de pasteleiro ainda dá para utilizar em outras receitas.
Você levará em torno de 40 minutos para fazer essa receita.
Obs.: Como não se pode colocar recheio quente dentro de massa folheada, esta receita deve ser feita em duas partes. Primeiro o creme (com um intervalo de tempo suficiente para o creme esfriar) e depois a montagem do folheado propriamente dita.
Ingredientes:
- 250 ml de leite
- Açúcar
- 2 gemas
- 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1/4 de xícara de amêndoas trituradas (opcional)
- 1 pacote de massa folheada fresca
- 1 1/2 xícara de framboesas frescas (podem ser congeladas)
- Açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Leve uma panela ao fogo, adicione o leite e 1/4 de xícara de açúcar e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e reserve.
Com uma batedeira, bata as gemas com mais 1/4 de xícara de açúcar até que forme um creme fofo. Acrescente, sem parar de bater, a farinha de trigo e a pitada de sal e continue batendo até que a mistura fique homogênea.
Vá juntando, aos poucos, ainda sem parar de bater, o leite com o açúcar (ainda quente), até que forme um líquido homogêneo, amarelado e um pouco espumoso.
Volte toda esta mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre (para não criar grumos), até engrossar.
Esta é a receita básica. Se você quiser dar um sabor diferente ao seu creme, esta é a hora de acrescentar o ingrediente e misturar bem.
Para esta receita, você pode adicionar as amêndoas trituradas (mas você também pode colocar baunilha, raspas de casca de limão ou outro sabor que queira).
Coloque em um prato para que o creme esfrie e cubra com filme plástico para que não crie aquela película por cima (quanto mais espalhado estiver, mais rápido ele esfria).
Quando o creme estiver frio, acenda o forno a 200 graus para que pré-aqueça. Pegue o pacote de massa folheada fresca e vá separando as unidades para recheá-las da seguinte maneira: coloque em uma metade da massa o creme de pasteleiro, mais fundo no meio e mais alto nas bordas (nesta receita, o creme de pasteleiro é mais espesso para que ele retenha a framboesa dentro da massa e o caldinho que vai sair dela possa se misturar a ele sem deixá-lo muito mole), e no miolo coloque as framboesas.
Obs.: Se você quiser um creme menos espesso (nesta receita mesmo ou em outra), é só diminuir a farinha pela metade.
Feche a outra metade da massa por cima e aperte as bordas para manter o recheio dentro (assim com frutas sempre escorre um pouquinho de recheio, mas não é um problema).
Coloque os folheados recheados em uma forma coberta com papel manteiga e coloque no forno (pré-aquecido à 200 graus) por 15 a 20 minutos ou até que doure.
Salpique o açúcar de confeiteiro nos folhados ainda quentes. Podem ser comidos quentes ou frios. Rende 10 folheados.
Obs.: Opcionalmente, ao invés de colocar açúcar de confeiteiro nos folheados prontos, você pode pincelar uma gema antes de levá-los ao forno e acrescentar o açúcar nas framboesas dentro dos folheados.
Deixe um comentário