Elementos que Compõe a Dança Cigana

Elementos que Compõe a Dança Cigana

Em se tratando de dança cigana, podemos observar o uso de vários instrumentos agregados ao bailado, variando de acordo com a procedência deste mesmo bailado.

Estes instrumentos podem ter um caráter ritualístico ou não dentro da cultura cigana, representando sim uma mensagem a ser passada, seja ela emocional ou mística.

Os mais comuns instrumentos que encontramos nas danças ciganas são:

  • Cesto
  • Véu
  • Lenço
  • Flores
  • Pandeiros
  • Espada
  • Punhais
  • Xale
  • Leques
  • Incensos
  • Fitas
  • Castanholas

O mais importante, no entanto, é frisar que a dança cigana pode ser praticada por adultos, crianças ou idosos, já que facilmente adapta-se aos critérios de seus praticantes, sendo capaz de transmitir a beleza, a alma, a alegria da contagiante arte dos ciganos.

Quando falamos de elementos, estamos falando de que os ciganos usam ao dançar: o leque, o lenço, as castanholas, o pandeiro, entre outros.

Cada um deles tem um significado e uso especial, complementam e objetivam as mensagens que desejam passar, mas seu uso ou não nas danças ciganas depende dos costumes do grupo ou das famílias, os lugares pelos quais passaram e quanto tempo ficaram e das afinidades e origens ancestrais.

A dança como forma de oração por si só, se basta. É importante dizer que como os ciganos trabalham o tempo todo com as energias da natureza e a própria energia, devem respeitar seus significados e ter responsabilidade com o que pedem e querem representar, pois a dança cigana é um ritual, assim seus pedidos podem ser atendidos, e que assim seja!

Dança Cigana com Leque

Na dança cigana, os primeiros passos começam pela postura, caminhar, ombros, braços e giros; o leque passeia há séculos nas mãos das mulheres, mas seu uso prático pouco tem a ver com os aspectos valorizados pela cigana ao dançar.

Veja  Santa Sara de Kali e Suas Músicas

Da maneira que se abre, pode representar as fases da lua e da mulher, seus reais desejos ou apenas o que quiser demonstrar; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução.

Sendo assim, está constantemente nas mãos espertas de uma cigana, atraindo a atenção para seu mistério e poder.

O leque é mais característico nas danças kalóns (Espanha), mas pelo seu encanto, as mulheres que gostam, usam-no sempre que podem na sua dança.

Dança Cigana com Lenço e Echarpe

O lenço é encantador segurado delicadamente nos dedos da cigana, envolvendo-a de mistério e aos poucos revelando sua beleza e poder.

Ao dançar com o lenço, seus desejos, sentimentos e sonhos são movidos pelo deslizar do lenço pelo ar, no transe da música, livre como o vento e infinito como o céu.

O lenço também transforma e limpa o ambiente, pode representar pedidos ou coisas da vida que queremos mudar ao dançar.

É uma das danças ciganas femininas mais belas, por isso pode ser encontrada de várias formas nas danças de todos os grupos ciganos.

Representa união, casamento e amor. O lenço também é utilizado para a prova da virgindade.

Dança Cigana com Fitas

Dançar com fitas é quase uma brincadeira de criança, alegra qualquer tipo de ambiente, festejam os nascimentos e casamentos, os movimentos das fitas rodopiantes manifestam o ritmo da vida e a alegria de fazer parte dela.

As fitas são mais utilizadas nos ritmos Rons, porém conforme o que se quer passar, a dança se adequa a qualquer ritmo alegre.

Dança Cigana com Xale

Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família.

Veja  Maionese de Alho Cigana

É usar toda poesia, força e magia. Nunca deixe outra pessoa pegar o xale e nem derrube-o, pois ele é a sua essência feminina.

Enfim… Dançar com o xale é agradecer, exibir e proteger suas estrelas.

Outros Elemento e Acessórios que a Bailarina usa em sua Dança

Saia: Representa toda a força cigana, a sedução, respeito e alegria e quanto mais rodada a saia, maior é a sua força. Bater a saia é limpar, ordenar ou mesmo harmonizar as energias que estão equilibradas. A saia guarda o nosso útero, pois ser mãe é uma dádiva divina.

Pulseiras: Representa o poder material que a cigana tem.

Pandeiro: Representa alegria e festa, muita festa.

Rosa: Representa conquista, sedução, amor.

Punhal: Representa corte, força, limpeza.

Tochas: Representa purificação e limpeza.

Cestas de flores, frutas e pães: Oferendas e presentes.

Castanholas e snujs: Ritmo e musicalidade.

Espada: Representa luta, guerreira, batalhadora.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9