As Diferenças Entre o Povo Cigano do Oriente e os Exus Ciganos

As Diferenças Entre o Povo Cigano do Oriente e os Exus Ciganos

Há dois tipos de Ciganos que marcam presença nas giras: o Povo Cigano do Oriente e os Exus Ciganos. O Povo Cigano do Oriente, mesmo indo na gira de Exu, sempre deixa bem claro que “não são Exus”, mas vão nessa Linha para poder trabalhar e, á seguir, serão mencionadas algumas diferenças entre eles.

São suaves na fala, de comportamento dócil e extrema meiguice. São as únicas entidades (nas giras de Exu) que trabalham com crianças, permitindo-lhes a aproximação e os passes.

Alguns até aceitam ser Padrinhos espirituais dos pequenos. Sua dança não tem o ritmo pesado dos Exus, sendo leve, marcando uma coreografia mais típica dos Ciganos através do sapatear, o bater de palmas sobre a cabeça e o estalar de dedos como castanholas.

Tanto os Ciganos quanto as Ciganas do Oriente não dão gargalhadas ao chegar, típico comportamento de pombas giras, e as cores de seus vestuários geralmente são coloridas, afastando-se do vermelho puro.

Em relação aos materiais, utilizam-se de coisas aparentemente simples, como frutos
(predominantemente a maçã), fitas de várias cores, perfumes, varetas de incenso, moedas, ervas, temperos (canela, cravos da índia, açúcar cristal, erva-doce, hortelã, gergelim), pães, moedas, cristais e pedras semipreciosas, tecidos finos, joias imantadas, muito mel e suas oferendas costumam ser mais parecidas com os pratos ciganos do que propriamente aqueles servidos a qualquer Exu.

O Povo Cigano do Oriente aprecia carne de porco, como chuletas (carré) fritas, carne de frango ou, se possível, de peru com sal, temperos, às vezes com um pouco de mel em vasilhas simples, de barro ou cestos de vime.

Arroz doce, coquetéis à base de frutas (inclusive com leite condensado), licores de frutas, amam o vinho tinto, frutas variadas (apreciam muito as maçãs e os morangos), favas de pichulin (patchouli) ralados ou não, tchalos (chás da índia com açúcar ou mel com frutas picadas), ponches, frutas secas e cristalizadas ou em calda, velas das mais diferentes cores, sempre obedecendo à receita individual de cada entidade não havendo jamais similar, mesmo que a entidade use o mesmo nome.

Nas giras, algumas gostam de ler a mão, abrir o tarô. Enfim, portam-se como verdadeiros ciganos. Esse Povo jamais aceita o sacrifício animal, sob nenhuma hipótese, e apresentam um diálogo mais rico, mais repleto de sabedoria do que os demais.

Já a Pomba Gira Cigana, aquela que se diz Exu, fazendo parte dessas trincheiras, mostra uma atitude muito diversa daquela relatada acima.

Quando chegam, dão gargalhadas à semelhança de todas as pomba giras ou um grito estridente, de uma única nota, aumentando a sonoridade ao final, cumprimentando Congás e Tronqueiras, exibindo o tridente (o gesto indiano de trishula) com os dedos.

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Seu dançar é pesado como dos demais Exus, não guardando em nenhum momento os movimentos de dança cigana, salvo tremular a mão como se segurasse um pandeiro.

Como a Cigana do Oriente, giram muito. Seus rostos apresentam uma certa alegria nervosa quando chegam no terreiro, mas logo fecham-se em um rosto muito severo.

Sua fala é similar àquela dos Exus. Seca, irônica, às vezes, rude. Não procura ser simpática, sendo, às vezes, até dasaforada, mas sempre, em sua malícia, despertam afinidades junto ao público feminino que as procuram para tratar de assuntos como falta de emprego, dinheiro e amor.

Essas Pomba Giras Ciganas também trabalham em demandas pesadas e, às vezes, cruzam-se (afinizam-se) com o Povo do Cemitério.

Algumas delas dizem-se “do Forno”, “do Cemitério”, “da Calunga”, mantendo como par vibratório um Exu notadamente dessas regiões.

Essas pombas giras, contrariamente ao Povo Cigano, poderão vestir-se de vermelho dos pés à cabeça, mas jamais usarão o preto, guardando uma antipatia por essa cor por julgá-la “de má sorte”, “de luto”.

Suas oferendas costumam ser aquelas típicas de Exu, misturadas com o Povo Cigano. Assim, entre farofas e pipocas, poderemos encontrar maçãs e frutos, aceitando mel e o azeite-de-dendê, simultaneamente.

Fumam cigarros, cigarrilhas e algumas ciganas fumam charutos, à semelhança de algumas mulheres desse povo, geralmente as mais velhas.

Como todo o Povo Cigano, adoram receber bijuterias como presentes por graças alcançadas, lenços, adornos simples, quando mantida a doutrina de pedir pouco, fazendo muito.

A Pomba Gira Cigana aceitará velas vermelhas (jamais vermelho e preto) e, algumas, velas cor de rosa (cor do Povo do Oriente), bem como materiais de trabalho nessa cor.

Nota-se também que no uso, no manuseio desses elementos, demonstram fazer um trabalho “mais pesado”. Mais parecido ao qual um Exu comum faria.

Em suma, a Pomba Gira ou o Exu Cigano é uma entidade liminar, entre o Povo de Exú e o Povo Cigano. Ela não é de todo um, nem de todo o outro.

Eis porque seu tratamento e doutrina será mais severa do que a Cigana do Oriente, mais dócil e mais evangelizada.

Tanto uma quanto a outra sempre terão um nome próprio. Assim, como exemplo, a Pomba Gira Cigana dirá chamar-se “Pomba Gira Cigana Fulana da Estrada”, utilizando-se qualquer nome próprio válido dentro da grande relação existente para essas entidades.

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O mesmo fará as Ciganas do Oriente, que poderão chamar-se “Cigana Fulana do Oriente”, “Cigana Fulana da Estrada”, “Cigana Fulana do Pandeiro” ou “Cigana Fulana Cartomante” em atributos típicos desse Povo, salientando bem que não é uma Pomba Gira comum para responder em lugares como encruzilhada, cruzeiros, calunga, forno ou cemitério.

Como vemos, há grandes diferenças entre essas duas classificações, cujas diferenças as entidades apreciam muito bem mostrar para que não sejam confundidas com uma nem com outra.

Os nomes próprios possíveis para essas entidades (tanto para as Ciganas ou Pomba Giras Ciganas), sem nenhuma referência à funções espirituais que desempenhem, são:

  • Esmeralda
  • Cigano Vladimir
  • Cigano Hiago
  • Zíngara
  • Cigano Tarin
  • Cigano Miro
  • Zaira
  • Zoraida
  • Saionara
  • Madalena
  • Natasha
  • Conchita
  • Paloma
  • Palomita
  • Miroan
  • Saian
  • Samir
  • Lemiza
  • Liza
  • Leoni
  • Yasmin
  • Íris
  • Katiana
  • Katrina
  • Zínara
  • Sara
  • Sarita
  • Cigano Taran
  • Cigano Artêmio
  • Cigano Petrovick
  • Ilarin
  • Samara
  • Melani
  • Cigano Juan
  • Sunakana
  • Wlavira
  • Sulamita
  • Cigano Pablo
  • Cigano Bóris
  • Cigano Allonso
  • Rosita
  • Najara
  • Cigano Ramon
  • Cigano Nícolas
  • Cigano Hugo
  • Cigano Tiago
  • Cigano Wenceslau
  • Wanasha
  • Zilá
  • Carmelita
  • Wlaís
  • Pojiana
  • Taís
  • Fátima
  • Louerdes
  • Raí (nome feminino)
  • Amanda
  • Celina
  • Salomé
  • Ísis
  • Cigano Anastácio
  • Cigano Valdomiro
  • Cigano Estanislau
  • Cigano Atanásio
  • Natália
  • Cigano Zurka
  • Yordana
  • Carmen
  • Carmencita
  • Carmita
  • Cigano Bela
  • Cigano Antonin
  • Laurita
  • Sâmara
  • Cigano Tíbor
  • Karina
  • Cristal
  • Perla
  • Amarilis
  • Alessandra
  • Cigano Hector
  • Ivana
  • Cigano Pietro
  • Isabelita
  • Clarita
  • Cigano Diego
  • Cigano Igor
  • Ilka
  • Cigano Ivan
  • Cigano Jamil
  • Juanita
  • Cigano Ladislau
  • Ludmila
  • Nádia
  • Pepita
  • Pavlova
  • Cigano Raul
  • Sasha
  • Soledad
  • Waleska
  • Cigano Yuri
  • Soraia ou Zoraia
  • Zuleika

Cabe, como curiosidade, que os nomes das entidades Ciganas mostram origens eslavas, russas, árabes, egípcias, indianas e espanholas, das terras por onde, predominantemente, migraram.

Os nomes femininos não trazem o termo “Cigano”, em primeiro lugar.


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Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

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