A lentilha é um dos alimentos mais consumidos por ciganos no mundo. Faz parte da alimentação de todas as ramificações – grupos e sub grupos.
E, aqui, você aprenderá a fazer a sopa cigana de lentilha amarela, uma sopa vegana bem fácil de fazer e que possui três variações: uma com batata e uma com calabresa (para quem não vive sem carne), além de uma torta feita à base desta sopa.
Ingredientes:
- 1 cebola pequena ralado
- 1 pimenta de cheiro fatiada
- 1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
- 1 colher (sopa) de cebolinha fresca piada
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 xícara (chá) cheia de lentilha amarela
- 4 xícaras (chá) de água quente
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 pitada de açafrão
- Crótons
- Gotas de limão
Modo de Preparo:
Numa panela de fundo grosso, refogue a cebola, a pimenta de cheiro fatiada, a salsinha, a cebolinha, o alho e o azeite.
Quando a cebola estiver dourada, coloque a lentilha amarela. Mexa e, em seguida, junte a água quente. Acrescente o sal e o açafrão, tampe e deixe cozinhar.
Quando a água estiver pela metade, sua sopa estará pronta. Coloque cebolinha fresca picada e crótons. Se espremer umas gotinhas de limão no fundo do prato, melhor ainda.
Variações:
Sopa de Lentilha Amarela e Batatas: Seguindo a mesma receita, acrescente 1 batata baroa pequena e ralada e uma batata média ralada na hora de colocar a lentilha. Verifique o sal e siga o restante da receita.
Sopa de Lentilha Amarela com Calabresa: Se você não sobrevive sem carne – quando refogar os temperos, corte 1 linguicinha calabresa bem fininha e siga com o restante de qualquer uma das duas receitas acima.
Torta de Lentilha Amarela: Cumpra toda a receita e, quando terminar, retire e leve no liquidificador com 1 copo de creme de leite fresco. Verifique o tempero. Prepare um purê básico e engrosse com a base que está no liquidificador. Despeje numa forma refratária, cubra com queijo ralado e fios de azeite. Leve ao forno até o queijo derreter. Se colocar a calabresa, retire na hora de bater e depois acrescente novamente.
Deixe um comentário