Santa Sara de Kali e sua História

Santa Sara de Kali e sua História

Santa Sara Kali é a padroeira dos roma, mais conhecidos como ciganos. Uma famosa imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.

Fontes variam se sua canonização consta de 1712, ou se ela se trata de uma santa regional. O fato é que, independentemente de canonização ou cultos específicos, as pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela.

Assim, Santa Sara ficou conhecida como a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados. O seu nome, tal como o de Sara, no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que, algumas vezes, é traduzido como “princesa” e, outras, “senhora”.

A história mais famosa de Santa Sara de Kali a identifica como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.

Diz-se que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela.

No entanto, outra versão da história de Santa Sara de Kali conta que ela era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus; Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João; Maria Madalena; Marta; Lázaro e Maxíminio.

Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que, se chegassem a salvo em algum lugar, ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço.

Eles, depois disso, chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem que foram amparados por um grupo de ciganos.

O epíteto Kali, no nome de Santa Sara de Kali, significa “negra”, da língua indiana sânscrito, porque ela tinha a pele escura.

Um marco importante, não só na história de Santa Sara de Kali, mas também na história dos ciganos, foi a instituição do Dia Nacional do Cigano, comemorado em 24 de maio, em homenagem à sua padroeira Santa Sara Kali, em 2006.

Os ciganos se identificam como cristãos, no entanto, não são obrigados a seguirem uma religião, suas práticas religiosas estão condicionadas ao culto à Santa Sara Kali.

Santa Sara, além de ser a padroeira do povo cigano, também é a santa das mulheres que querem engravidar, do bom parto e dos exilados.

A História de Santa Sara Kali Pelo Canal Histórias Secretas

No vídeo abaixo, Patrícia conta a historia que foi contada à ela no Sul da França por pesquisadores e por ciganas queridas que ela conheceu.

Os clãs ciganos tem versões diferentes da historia e, no vídeo abaixo, Patrícia conta a versão da Igreja e as versões que foram contadas à ela.

A Verdade Sobre Sarah la Kali

Existem muitas lendas, mas aqui, a Embaixada Cigana do Brasil apresenta parte da história sobre o culto a Sara la Kali (que também é conhecida como Santa Sara Kali).

Veja  Ritual de Santa Sara Para Ajudar Outras Pessoas a Receberem uma Graça

A pesquisa, realizada por Nicolas Ramanush, foi feita sobre documentos dos Arquivos de Camargue, e relatos de pessoas da comunidade Manush de Arles.

Confira no vídeo abaixo:

A História de Santa Sara de Kali Pelo Templo Espiritual Maria Santíssima

Todos os anos, o Templo Espiritual Maria Santíssima realiza uma homenagem a Santa Sara Kali. Um momento de agradecer as graças recebidas por ela e pelos Irmãos Ciganos Espirituais.

O Templo Espiritual Maria Santíssima também tem a sua versão da história de Santa Sara de Kali e, provavelmente, é a versão mais correta e confiável, mostrando porque dela ser uma figura tão importante para os ciganos.

Confira, abaixo, na íntegra:

(…)

Desde sua infância, Sara tinha muitas intuições e passava por situações nas quais utilizava sua sensibilidade.

Ela conheceu as palavras do Cristo por meio das palestras de João e nunca parou de estudá-las, pois, acalentavam seu coração e ainda muito jovem tornou-se seguidora dele.

Sara tinha a pele mais escura do que as dos outros e acreditavam que ela fosse uma escrava. Kali significa negra, ou seja, Sara Kali significa “Sara, a Negra”.

Quando iniciou-se a perseguição aos cristãos, saiu para levar a mensagem do Cristo e ali, presas, acuadas foram colocadas em um barco.

E os homens que assim o fizeram disseram que elas haviam fugido da região da Galileia; mas, na verdade elas foram açoitadas, aprisionadas, humilhadas, colocadas em um pequeno barco para desaparecer.

Pois se eles as matassem encontrariam seus vestígios, encontrariam seus corpos. Sara, junto com Maria Salomé, Maria Jacobina, Maria Madalena e outros seguidores do Cristo, foi jogada ao mar, para que morresse de sede e de fome.

Como ela conhecia as palavras do Cristo e as seguia, começou, juntamente com as Marias a orar com muito fervor.

Em meio aos louvores, Sara fez a promessa de usar um lenço em homenagem ao Cristo caso fossem salvos. E naquele momento colocou o lenço em sua cabeça, pois ela não esperou chegar ao porto seguro.

Assim, Sara Kali, sem duvidar, colocou o manto e naquele momento os ventos começaram a soprar em águas mansas e esse barco foi levado suavemente, como se estivessem sobre as nuvens, sem tempestades, sem ondas violentas.

A fé ia abrindo os caminhos e não havia trevas naquele mar. E eles conseguiram desembarcar em uma terra chamada Petit Rhône, hoje conhecida como Saint Marie De La Mer, que significa “Santas Marias do Mar”, em homenagem a este acontecimento.

Lá, cada um seguiu seu caminho, e Sara seguiu sua jornada. Primeiro em uma pequena gruta, onde acolhia viajantes e ciganos.

Assim, identificou-se com a maneira livre e amorosa deste povo e viveu em função de ajudá-los e foi também acolhida por eles.

Sua história, seus relatos nunca foram escritos, pois os ciganos não as escrevem, apenas passam-nas de pais para filhos, de geração para geração.

Sara Kali nunca mais tirou seu véu. Uma vida de penitências, de fé e de exemplo. Ali começava a jornada de fé e de ensinar o que o Cristo havia lhes ensinado.

Veja  Oração Para Santa Sara Kali lhe Abençoar

Ali as Marias, cada uma buscando um caminho, porque Miguel Arcanjo havia dito individualmente à cada uma por onde deveriam seguir.

(…)

A História de Santa Sara de Kali Segundo a Tradição Católica

Santa Sara Kali é a escolhida pelos ciganos para dedicarem toda a sua devoção, por acreditarem que ela foi uma cigana e escrava que enfrentou muitos desafios na vida.

A tradição católica aponta Santa Sara Kali como a criada de uma das três Marias que seguiram com Jesus até Gólgota, local onde foi crucificado.

E, justamente por ter acompanhado Jesus em sua dolorosa caminhada rumo à crucificação, Santa Sara Kali é tida como a padroeira dos desprotegidos.

Conta a história cristã que Santa Sara Kali enfrentou preconceito e humilhação, mas em nenhum momento perdeu a sua fé em Jesus Cristo, muito menos abandonou os preceitos da Palavra de Deus.

Santa Sara Kali é considerada a padroeira das mulheres grávidas e daquelas que desejam engravidar, por ter sido a responsável pelo auxílio a Maria, no momento do nascimento do menino Jesus.

Segundo os relatos, Santa Sara Kali teve que enfrentar muitas provocações e humilhações antes de se encontrar com as três Marias que a ampararam.

Santa Sara Kali se dedicou a evangelização e passou a usar um lenço sobre a cabeça, um gesto que simbolizava a sua decisão de se manter pura pelo resto da vida, entregando o seu coração somente a Jesus Cristo.

E, justamente por este gesto é que é muito comum Santa Sara Kali receber lenços em sua imagem, principalmente após uma graça alcançada por algum devoto.

Santa Sara Kali na Umbanda

Na umbanda, Santa Sara Kali é vista como a Princesa da Beleza Negra. Ela é sincretizada com a Orixá Egunitá, que também é conhecida como Oro Iná.

A figura associada a Santa Sara Kali na umbanda é a de uma divindade africana, com muita força, um exemplo de liberdade e que aplica a justiça divina.

Orações à Santa Sara de Kali

Geralmente, as preces direcionadas à Santa Sara Kali estão relacionadas para interceder em prol das mulheres grávidas e em prol daquelas mulheres que desejam engravidar e não conseguem, mas também existem diversas orações que servem para pedir riqueza e prosperidade.

Clicando aqui, você poderá encontrar várias orações à Santa Sara.


Comentários

Um comentário a “Santa Sara de Kali e sua História”

  1. […] As orações à Santa Sara Kali conferem, acima de tudo, proteção, e são orações muito poderosas. Se você não conhece a história de Santa Sara Kali ainda, clique aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9