Cappelletoni de Ricota ao Molho de Tomates Pelados e Bacon Cigano

Cappelletoni de Ricota ao Molho de Tomates Pelados e Bacon Cigano

O cappelletoni de ricota com molho de tomates pelados e bacon cigano é um prato feito com muito bacon e alho tostado, além de um molho delicioso de tomate pelado com ervas de provence.

Caso não conheça ou não encontre o cappelletoni, você pode fazer a receita com capeleti ou ravióli. O modo de preparo é fácil e ainda dá para gratinar no forno.

Ingredientes:

  • 4 fatias de bacon
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 colher (sopa) de ervas de provence
  • 2 colheres (chá) de alho tostado fatiado
  • 1 pacote de cappelletoni de ricota (pode ser capeleti ou ravioli também)

Modo de Preparo:

Pique as fatias de bacon e coloque-as em uma frigideira antiaderente com um pouco de água (a água vai dar uma pré-cozida no bacon e vai fazer com que doure de maneira mais uniforme), afinal o bacon não precisa nem de óleo nem de azeite.

Depois que ele dourar, jogue fora toda a gordura que saiu dele, volte com a frigideira para o fogo, acrescente o tomate pelado (ele vem inteiro, mas bem macio, então você pode desmanchá-lo com a colher mesmo), as ervas de provence e o alho tostado (evite usar o alho fresco, porque a frigideira fica muito quente ao tostar o bacon e, se colocar o alho fresco lá antes do molho, ele queimará em vez de dourar – o que deixaria o molho amargo).

Depois de juntar todos esses ingredientes, teste o sal, abaixe o fogo e deixe que cozinhe um pouco. Enquanto o molho cozinha, coloque água para ferver em uma panela com um pouco de sal (sem azeite).

Um pouco antes da água levantar fervura (quando ela já estiver com bolhinhas no fundo da panela, mas elas ainda não tiverem subido), coloque o cappelletoni de ricota dentro da panela.

Veja  Virado Cigano de Lombo com Abobrinhas Verdes e Salada de Verão Cigana

Assim que a água ferver (em 3 ou 4 minutos), você pode desligar o fogo para que a massa não se abra e não solte o recheio na água.

Escorra a massa em um escorredor ou vá tirando aos poucos com uma escumadeira. Coloque em um recipiente que possa ir ao forno.

Cubra com o molho, um pouco de queijo ralado e leve ao forno para dar uma gratinada.

Observações:

  • O procedimento de cozimento da massa descrito acima, serve para massas frescas recheadas. Se você tiver uma massa de grano duro, o processo é outro (normalmente, as massas trazem em suas embalagens a maneira correta de prepará-las).
  • Se você está fazendo uma massa sem recheio, vale a pena cortar umas bolinhas de mussarela de búfala para colocar por cima da massa e depois cobrir tudo com o molho. Neste caso, também seria melhor trocar as ervas de provence por manjericão fresco.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9