Arroz de Calabresa Cigano com Chá de Hibisco

Arroz de Calabresa Cigano com Chá de Hibisco

O arroz de calabresa cigano com chá de hibisco é cremoso, cheiroso, gostoso e difícil de sobrar. Pode ser feito com arroz comum ou arroz de risoto e, caso não deseje colocar o chá de hibisco, pode substituir por sumo de limão.

Além disso, é fácil de fazer e combina com salada.

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de arroz comum ou de risoto
  • 1 prato de linguiça calabresa defumada picada (o que dá 4 linguiças calabresas finas)
  • 1/2 caixa de tomates cerejas
  • 2 ou 3 dentes de alho fresco
  • Alecrim seco à gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 xícaras (chá) de hibisco ou o sumo de 1/2 limão
  • Água fervente (o quanto baste)
  • Sal à gosto

Modo de Preparo:

Coloque as linguiças calabresas na panela e deixe cozinhar no próprio liquido, em fogo médio, até que dourem. Acrescente o alho e mexa até ele ficar translúcido.

Acrescente o alecrim seco, os tomates cereja e o azeite. O tomate vai soltar um caldinho ao se aquecer. Deixe secar um pouco.

Obs.: a intenção, nesta receita, é que o tomate espalhe sua cor e sabor pelo arroz, mas ele se desmancha bastante neste processo. Se você quiser tomates mais firmes, coloque-os ao final do cozimento (indicarei o momento).

Depois que o caldinho dos tomates secar, acrescente o arroz. Deixe que ele refogue e vá mexendo até ele desgrudar do fundo da panela.

Acrescente o chá de hibiscos até ele tampar o arroz (algumas linguicinhas ficarão para fora e é provável que sobre um pouquinho do chá).

Acrescente o sal e mexa para que fique soltinho. Prove para verificar o sal. Você já vai sentir a acidez suave do chá de hibiscos.

Vá acrescentando a água fervente aos poucos, sempre mexendo, para cozinhar o arroz (como se fosse um risoto).

Veja  Frango Cigano com Molho de Leite e Talos de Brócolis

Obs.: Você pode controlar a acidez colocando mais água ou mais chá na hora do cozimento. A idéia é que o arroz cozinhe sem se desmanchar, mas que fique com um caldinho (também como um risoto).

Neste estágio, o arroz já está cozido e você consegue ouvir o crepitar no fundo da panela, mas ainda há algum líquido (espesso) na superfície.

Se você misturar o arroz, este líquido superficial some. É hora de desligar a panela e tampá-la por 5 minutos antes de servir.

Obs.: Se você não tiver o chá de hibiscos, ou preferir utilizar o sumo de limão, esta é a hora de acrescentá-lo. Se você quiser os tomatinhos inteiros, este também é o momento.

Enquanto o arroz descansa, você pode fazer uma saladinha rápida, como uma salada de melão, por exemplo, que é bem fresquinha e é a cara do povo cigano.

Basta cortar o melão em cubos, acrescentar azeite, sal e alho dourado (ou cebola) – desses que já vem prontos, que podemos achar na parte de temperos do supermercado.

Se você quiser, pode acrescentar algumas folhas (como alface, por exemplo).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros para Você Comprar:

Élida Alexandre

Cartomante, taróloga, terapeuta holística e empreendedora de livros de auto ajuda espiritual, religião e esoterismo.

Site: elidaalexandre.com.br

YouTube: youtube.com/@ElidaAlexandre

Instagram: instagram.com/elidaalexandre9

TikTok: www.tiktok.com/@elidaalexandre9