Em se tratando de dança cigana, podemos observar o uso de vários instrumentos agregados ao bailado, variando de acordo com a procedência deste mesmo bailado.
Estes instrumentos podem ter um caráter ritualístico ou não dentro da cultura cigana, representando sim uma mensagem a ser passada, seja ela emocional ou mística.
Os mais comuns instrumentos que encontramos nas danças ciganas são:
- Cesto
- Véu
- Lenço
- Flores
- Pandeiros
- Espada
- Punhais
- Xale
- Leques
- Incensos
- Fitas
- Castanholas
O mais importante, no entanto, é frisar que a dança cigana pode ser praticada por adultos, crianças ou idosos, já que facilmente adapta-se aos critérios de seus praticantes, sendo capaz de transmitir a beleza, a alma, a alegria da contagiante arte dos ciganos.
Quando falamos de elementos, estamos falando de que os ciganos usam ao dançar: o leque, o lenço, as castanholas, o pandeiro, entre outros.
Cada um deles tem um significado e uso especial, complementam e objetivam as mensagens que desejam passar, mas seu uso ou não nas danças ciganas depende dos costumes do grupo ou das famílias, os lugares pelos quais passaram e quanto tempo ficaram e das afinidades e origens ancestrais.
A dança como forma de oração por si só, se basta. É importante dizer que como os ciganos trabalham o tempo todo com as energias da natureza e a própria energia, devem respeitar seus significados e ter responsabilidade com o que pedem e querem representar, pois a dança cigana é um ritual, assim seus pedidos podem ser atendidos, e que assim seja!
Dança Cigana com Leque
Na dança cigana, os primeiros passos começam pela postura, caminhar, ombros, braços e giros; o leque passeia há séculos nas mãos das mulheres, mas seu uso prático pouco tem a ver com os aspectos valorizados pela cigana ao dançar.
Da maneira que se abre, pode representar as fases da lua e da mulher, seus reais desejos ou apenas o que quiser demonstrar; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução.
Sendo assim, está constantemente nas mãos espertas de uma cigana, atraindo a atenção para seu mistério e poder.
O leque é mais característico nas danças kalóns (Espanha), mas pelo seu encanto, as mulheres que gostam, usam-no sempre que podem na sua dança.
Dança Cigana com Lenço e Echarpe
O lenço é encantador segurado delicadamente nos dedos da cigana, envolvendo-a de mistério e aos poucos revelando sua beleza e poder.
Ao dançar com o lenço, seus desejos, sentimentos e sonhos são movidos pelo deslizar do lenço pelo ar, no transe da música, livre como o vento e infinito como o céu.
O lenço também transforma e limpa o ambiente, pode representar pedidos ou coisas da vida que queremos mudar ao dançar.
É uma das danças ciganas femininas mais belas, por isso pode ser encontrada de várias formas nas danças de todos os grupos ciganos.
Representa união, casamento e amor. O lenço também é utilizado para a prova da virgindade.
Dança Cigana com Fitas
Dançar com fitas é quase uma brincadeira de criança, alegra qualquer tipo de ambiente, festejam os nascimentos e casamentos, os movimentos das fitas rodopiantes manifestam o ritmo da vida e a alegria de fazer parte dela.
As fitas são mais utilizadas nos ritmos Rons, porém conforme o que se quer passar, a dança se adequa a qualquer ritmo alegre.
Dança Cigana com Xale
Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família.
É usar toda poesia, força e magia. Nunca deixe outra pessoa pegar o xale e nem derrube-o, pois ele é a sua essência feminina.
Enfim… Dançar com o xale é agradecer, exibir e proteger suas estrelas.
Outros Elemento e Acessórios que a Bailarina usa em sua Dança
Saia: Representa toda a força cigana, a sedução, respeito e alegria e quanto mais rodada a saia, maior é a sua força. Bater a saia é limpar, ordenar ou mesmo harmonizar as energias que estão equilibradas. A saia guarda o nosso útero, pois ser mãe é uma dádiva divina.
Pulseiras: Representa o poder material que a cigana tem.
Pandeiro: Representa alegria e festa, muita festa.
Rosa: Representa conquista, sedução, amor.
Punhal: Representa corte, força, limpeza.
Tochas: Representa purificação e limpeza.
Cestas de flores, frutas e pães: Oferendas e presentes.
Castanholas e snujs: Ritmo e musicalidade.
Espada: Representa luta, guerreira, batalhadora.
Deixe um comentário