Chapati

Chapati

O chapati é o pão indiano que conquistou o mundo e os ciganos, por isso tornou-se um pão típico cigano. Chapati é um pão barato e que serve de base para acompanhar vários pratos da comida indiana, paquistanesa e moçambiquence.

É facilmente encontrado nas ruas, sendo vendido fresquinho ou com recheio. Usa-se recheado de legumes, creme de queijo, verduras e carne.

Pode-se também acrescentar ervas na massa, para um preparo aromático. Neste caso, é indicado salsinha e cebolinha desidratadas ou alecrim seco.

Também existem recheios doces, feitos de geléias e pastas. Tradicionalmente, o chapati é o pãozinho do café da manhã dos indianos.

Por causa do preparo rápido é melhor consumido fresco. Os povos nômades da Índia provavelmente foram os responsáveis por propagar o chapati para todos os lugares do mundo.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de água morna
  • 1 colher (sopa) de azeite ou manteiga

Modo de Preparo:

Misture a farinha de trigo com a água morna e amasse até que ela se estique e desgrude das mãos. Acrescente o azeite ou a manteiga e misture bem a massa.

Coloque em cima de um lugar enfarinhado e cubra para descansar por 20 minutos. Amasse novamente e divida a massa em 10 bolinhas.

Abra as bolinhas com rolo ou girando nas mãos enfarinhadas, tem de ficar fofinho. Coloque uma frigideira para esquentar e coloque um disco de cada vez.

Ele vai estufar e ficar com partes queimadinhas. Não coloque um sobre o outro e não cubra depois que sair da frigideira.

Assim que estufar o pão – chapati – está pronto.

Observação: Caso queira, use a farinha integral na mesma medida, mas peneire antes de usar e pode colocar um pouco de sal, se quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *