Esta famosa tortilha leva o nome do cigano húngaro Rigo Jancsi, que raptara uma princesa por amor. No casamento dos dois, serviu-se a torta em homenagem aos noivos, pois era o doce predileto de Rigo, com o qual presenteava sua amada.
O nome Rigo Jancsi significa João Canário. A tortilha leva vários ingredientes, mas é fácil de fazer e pode ser servida como sobremesa.
Ingredientes:
- 8 colheres de sopa de manteiga
- 13 colheres de sopa de açúcar
- 4 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 100 gramas de chocolate em barra
- 4 xícaras de chá de creme de leite sem soro
- 30 gramas de geléia de damasco
- 150 gramas de chocolate meio amargo derretido
Modo de Fazer:
Misture a manteiga e três colheres de sopa da açúcar até formar um creme. Bata as quatro claras em neve com cinco colheres de sopa de açúcar, e junte ao creme.
Depois, acrescente a farinha de trigo e o cacau em pó. Estenda a massa numa espessura de cerca de 2 cm e coloque numa assadeira redonda média, coberta com papel manteiga.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º C. Quando a massa estiver assada, polvilhe sua superfície com farinha de trigo e vire-a, retirando o papel e deixando-a esfriar.
Agora, derreta o chocolate em banho-maria. Ferva o creme de leite e espere esfriar. Depois bata-o com cinco colheres de açúcar até o ponto de chantili.
Acrescente ao chocolate quente, aos poucos, batendo sempre para não encaroçar. A seguir, corte a massa em duas partes iguais e uma delas cubra com geleia de damasco e, depois, com o chocolate derretido.
Cubra a outra metade da massa com o chantili misturado ao chocolate. Em seguida, junte as duas metades e cubra a torta com chocolate derretido em creme de leite e guarde na geladeira.
Sirva como sobremesa.
Deixe um comentário