O sarmi tradicional é uma comida típica cigana feita de repolho cozido e recheado. Há várias variações, no entanto esta é a forma mais tradicional de se fazer a receita.
Ingredientes:
- 1 repolho grande (ou folhas de couve ou de uva)
- ½ kg de carne de porco cortada em pedaços pequenos
- 1 cebola bem picada
- Azeite
- 1 linguiça calabresa picada em cubos
- Salsinha picada
- Pimentão vermelho picado
- Pimentão verde picado
- 2 xícaras de arroz agulhinha (lavado)
- 1 lata ou sachê de molho de tomate
Modo de Preparo:
Retire do repolho a parte do miolo, usando uma faca de ponta. Tente extrair a maior parte possível desse miolo. Coloque o repolho inteiro em água fervendo, com esta parte para cima.
Deixe aferventar por 5 minutos, mais ou menos. Retire o repolho da água e remova as folhas uma a uma com cuidado.
Reserve as mais grosseiras para que sejam postas no fundo de uma panela de cozimento. Pegue as folhas uma a uma e retire a parte branca mais dura das folhas, tente fazer isso sem machucar as folhas, e reserve-as.
Forre uma panela grande, larga e baixa com as folhas grosseiras.
Recheio:
Tempere a carne de porco à gosto. Em uma panela, refogue a cebola com a carne de porco no azeite e adicione a linguiça calabresa, a salsinha picada e os pimentões picados.
Quando a carne dourar, coloque o arroz e refogue tudo junto. Adicione 2 xícaras de água quente para cozinhar e deixe no fogo até secar.
Em outra panela, refogue o molho de tomate e acrescente a mesma medida de água. Se quiser, acrescente cebolinha verde picada.
Recheie as folhas do repolho com o preparo de carne de porco de uma maneira que forme embrulhos pequenos. Acondicione os embrulhos sobre as folhas de repolho que forram a panela, cuidando para que fiquem bem apertadinhos.
Em seguida, despeje o molho de tomate sobre elas e coloque para cozinhar em fogo baixo e com cuidado. Coloque mais água fervente para facilitar o cozimento, com cuidado, os quadradinhos ou embrulhos devem ficar inteiros.
A sarmi tem que ficar firme.
Deixe um comentário