Santa Sara Kali foi canonizada em 1712 pela igreja católica e seu culto está ligado ao culto das Madonas Negras. Seus festejos ocorrem no dia 24 de maio com procissão, banhos no mar, orações, promessas, oferendas e atividades ligadas à cultura cigana, pois é considerada uma santa protetora, principalmente das grávidas, e a padroeira dos ciganos, que a identificam como Sara la Kali (“Sara, a negra”).
Ela nasceu em Berenice (Egito) e seu principal templo fica na Igreja de Saint Michel. Muitos dizem que Santa Sara Kali é da linhagem de Jesus (sim, sua filha), no entanto há tantas histórias sobre esta santa e ícone católico que isto é apenas uma hipótese.
Mulheres que querem engravidar, ter um bom parto, exilados e pessoas desesperadas invocam muito esta santa, que só faz o bem e é reconhecida em várias religiões.
Os povos antigos do Oriente Médio, por exemplo, a conheciam como Astartéia e, hoje, é cultuada por adeptos de várias religiões.
Há festas ciganas dedicadas à ela e diferentes músicas e danças à homenageiam. A sua gruta é visitada por todos os tipos de religiosos, desde católicos até umbandistas.
E muitos, muitos ciganos à adoram, independentemente de suas religiões. A Igreja Católica, apesar de divulgar pouco o seu culto, é onde ela mais está presente.
Deixe um comentário