Omeletes Doces Ciganas

Omeletes Doces Ciganas

As omeletes doces ciganas são preparados de ovos doces com várias opções de recheio. Ótimas para quem gosta de pratos açucarados.

Essa receita vem da Bavária e sofreu adaptações através dos anos, quando se incorporou o último recheio, bem brasileiro.

É servida, preferencialmente, nas noites frias de inverno ou como lanches à tarde. Costuma ser servida separada, pelo sabor forte, e sem acompanhar outras sobremesas de jantar, fica muito pesado.

Essa receita é considerada “apropriada para mulheres fortes”, é aconchegante e esquenta a alma. Vem de descendentes de ciganos alemães e está em uma família cigana desde 1920.

Ingredientes:

  • 10 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de água de laranjeira

Modo de Preparo:

Bata os ovos vigorosamente e acrescente a pitada de sal, o açúcar, o creme de leite e a água de flor de laranjeira. Reserve e escolha uma variação abaixo para finalizar seu prato:

  1. Variação 01: Misture 2 colheres (sopa) de açúcar com 1 colher (café) de canela em pó. Polvilhe a omelete e sirva quente.
  2. Variação 02: Misture 2 colheres (sopa) de creme de leite com 1 colher (sopa) cheia de geleia de laranja ou de framboesa e recheie a omelete
  3. Variação 03: Misture 2 colheres (sopa) de creme de queijo com 2 colheres (sopa) de geleia de framboesa e recheie a omelete. Polvilhe só açúcar e leve ao forno para dourar.
  4. Variação 04: Misture 4 colheres (sopa) de goiabada mole e 2 cálices de vinho tinto seco e coloque em banho Maria até encorpar. Retire e acrescente 1 colher de creme de leite fresco. Misture bem e recheie a omelete. Leve ao forno para dourar e enfeite com o restante da calda.

Divida a massa em 4 porções iguais (mais ou menos 4 xícaras de chá) e coloque cada uma delas na frigideira com um pouquinho de manteiga.

A frigideira deve ser pequena e não deixe criar crosta, deve ficar macio. Coloque o recheio e enrole a omelete. Polvilhe açúcar puro ou com canela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *