O creme cigano de amêndoas e limão siciliano é um doce caseiro cigano. Esta receita serve de 6 à 8 pessoas. Os cremes são montados com biscoito champanhe, o que lembra muito um pavê.
O modo de preparo é bem detalhado, então atente-se a todos os passos.
Ingredientes:
Para o Creme de Amêndoas:
- 500 ml de leite
- 125 gramas de açúcar
- 2 gemas
- 30 gramas de amido de milho
- 100 gramas de farinha de amêndoas
Para o Creme de Limão Siciliano:
- 2 limões sicilianos (raspas da casca e sumo)
- 150 gramas de açúcar
- 4 ovos
- 100 gramas de manteiga gelada cortada em pedaços pequenos
Para Montar:
- Biscoito champagne (inteiros ou triturados – aqui foram triturados)
- Farinha de amêndoas ou raspas de limão para decorar
Modo de Preparo:
Aqueça o leite em uma panela com metade do açúcar até levantar fervura. Enquanto isso, em uma vasilha, bata as gemas com o amido de milho e o açúcar restante, até que fique cremoso e incorporem.
Despeje 1/3 do leite na mistura das gemas, amido e açúcar e misture bem para que dissolva tudo completamente. Despeje esta mistura devolta na panela (com o restante do leite) e volte para o fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Apague o fogo e misture a farinha de amêndoas. Verta o creme na tigela para servir (lembre que a tigela deve ser grande o suficiente para comportar os dois cremes) e cubra com plástico filme (o plástico deve tocar toda a superfície do creme para evitar a formação de película no mesmo.
Reserve na geladeira. Se for usar o biscoito champagne triturado, triture-o agora e reserve. Em uma panela, junte as raspas e o sumo dos limões sicilianos com o açúcar, os ovos e a manteiga e aqueça em banho-maria (a água não deve tocar a panela onde se encontra a mistura. Ela deve ser aquecida apenas pelo vapor da água fervente), e mexa até engrossar e ficar cremoso.
Desligue o fogo. Retire o creme de amêndoas da geladeira, faça uma camada com o biscoito champagne triturado (ou não) e cubra com o creme de limão siciliano.
Cubra com papel filme (desta vez sem tocar o creme) e deixe resfriar até ganhar consistência (pelo menos 3 horas).
Quando for servir, pode decorar com farinha de amêndoas, ou raspas de limão.
Dica: se não conseguir achar a farinha de amêndoas, pode pelar as amêndoas inteiras e triturá-las. A “farinha” fica mais grossa que a comprada, mas tão gostosa quanto.
Deixe um comentário