Cuscuz do deserto é um cuscuz cigano feito com tâmaras e chancliche. Na culinária cigana, as tâmaras são consumidas com café, em sarmiancas, recheando doces ou sendo recheada, carnes, risoto, cuscuz, arroz. farinhas e sobremesas infinitas.
Para os ciganos, as tâmaras são símbolo de gratidão, saúde e comemoração. E o chancliche é um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano.
Ingredientes:
- 1 xícara de farinha para cuscuz amarelos
- 1 colher (sopa) de manteiga (cheia) ou 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 xícara de tâmaras picadas
- 1 xícara de damasco seco picado
- 1 filé de carne da sua preferência cortado em cubos bem pequenos
- 1 pitada de açafrão
- 1 pitada de sal
- 1/2 chancliche
- Suco de 1/2 limão
- Pimenta do reino moída na hora à gosto
- 2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
Modo de Preparo:
Em uma frigideira, coloque a manteiga ou o azeite, as tâmaras picadas, o damasco seco picado, o filé de carne da sua preferência cortado em cubos bem pequenos, a pitada de açafrão e de sal e mexa até estar cozido e refogado.
Amasse o chancliche com o suco de limão e mexa bem. Adicione-o ao refogado e acrescente a pimenta do reino moída na hora à gosto e ½ copo de água.
Quando ferver, despeje a farinha para cuscuz e não pare mais de mexer, como se fosse uma farofa. Quando estiver pronto, jogue a hortelã fresca picada e misture bem.
Tampe, apague o fogo e espere mais 2 minutos. Sirva em seguida. Se quiser, pode deixar pra colocar o chancliche no final, amassado com o garfo.
Deixe um comentário