O gulab jamon é um bolinho de leite indiano, porém também cigano, que é apreciado banhado em calda. O maior diferencial dessa receita seja a adição de água de rosas.
É muito popular nos países do sul Asiático, em particular na Índia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão e Bangladesh. Também é comum em Mauritius e nos países caribenhos de Trinidad e Tobago, Guiana, Suriname e Jamaica.
Curiosidade: Gulab significa Rosa e Jamun significa bola. Ou seja, o nome do doce já diz tudo: Bola de rosas.
Ingredientes:
Massa:
- 2 xícaras (chá) de leite em pó
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 10 gramas de manteiga sem sal derretida
- 1/2 colher (sopa) de iogurte
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 xícara de leite fresco
- 1 pitada de açafrão puro
- 11 gotas de água de rosas
Calda:
- 4 xícaras de (chá) de água
- 11 gotas de água de rosas
- 4 xícaras (chá) de açúcar
- 7 unidades de bagas de cardamomo
Modo de Preparo:
Prepare a massa juntando todos os ingredientes até que formem uma estrutura consistente. O mais comum são formatos de bolinhas, mas podem ser quadradinhos.
Uma colher de chá cheia é uma boa porção. Em seguida, frite-as em óleo quente com cuidado e ponha para secar em papeis próprios para absorver o óleo.
Para a calda, leve ao fogo baixo, o açúcar e a água de rosas dissolvidos na água e com as bagas de cardamomo. Obtenha o que se chama de ponto de fio para a calda.
Coloque as bolinhas ou quadradinhos já fritos na calda e deixe que absorvam essa calda, maas sem grudar. Prefira uma panela nem muito larga e nem muito baixa.
Vá virando as bolinhas até ficarem cobertas pelo caramelo. Ponha pra secar em cima de papel manteiga e nunca coloque uma sobre a outra.
Deixe um comentário